3 Jul 2023
Em Salvador após 5 anos, Margareth Dalcolmo se vacina, prestigia a família Gil e vai à Igreja do Bonfim

“Passar um fim de semana na Bahia, com essa família linda, e cheia de afeto, os Gil, receber benção no Bonfim, com Preta Gil, e apoio bonito das artistas e da Ministra xará para a causa da vacina, assistir o show de Gil animadíssimo, e rever o mais extraordinário barroco, tudo isso me fez muito bem”, resumiu a médica, que ocupa a cadeira de nº 12 na Academia Nacional de Medicina (ANM).

No sábado (1º), a embaixadora do movimento nacional pela vacinação tomou a bivalente na Faculdade de Medicina do Bahia (Fameb), da Universidade Federal da Bahia. “Tive que adiar a vacinação porque tinha tido um problema de saúde. Mas me vacinei na Bahia, e estou muito contente. Foi ainda mais especial porque foi na Fameb, que é a faculdade de Medicina mais antiga do Brasil [fundada em 1808, por Dom João VI]”, disse a pneumologista em conversa com o Alô Alô Bahia.

Depois, a pesquisadora foi para o apê dos Gil. “Comi uma moquequinha deliciosa na casa da Flora e do Gil. Tinha muito dendê, que eu adoro. Aliás, gosto de todas as comidas baianas, sem exceção. E sempre sou muito bem recebida e como muito bem na casa deles”, contou.
Margareth cuidou dos Gil quando testaram positivo para a Covid-19, em 2021. “Sou a médica deles, e nós ficamos muito amigos. Gosto muito da família toda. Eu vim passar o final de semana com eles. Adoro a Bahia, tenho grandes amigos aqui. Voltar para cá, seja para uma banca de tese, na universidade, seja na Associação Bahiana de Medicina (ABM), é um prazer absolutamente especial. A Bahia tem uma história que é a história do Brasil. A Bahia representa o que há de melhor na cultura brasileira. Em calor humano, em densidade cultural…”, completou.
Densidade cultural que ela presenciou na noite do sábado (1º), quando Gil e mais 17 parentes se apresentaram e lotaram a Concha Acústica.

Nos bastidores do show, Margareth foi recebida por amigos da família e prestigiada por Ivete Sangalo e Daniela Mercury, que surpreenderam o público com uma participação especial em “Toda Menina Baiana”.


Depois da apresentação, a médica encontrou com a xará, Margareth Menezes, ministra da Cultura, no restaurante Shiro, na Graça.

No domingo (2), a especialista ficou com os amigos e foi à Basílica do Senhor do Bonfim com Preta Gil. “Eu amo Salvador, e a última vez que vim foi em 2018 - acho que nunca passei tanto tempo sem vir à Bahia. Eu gosto do Centro Histórico, do Pelourinho, dos restaurantes… amo o Amado”, comentou.


Na manhã desta segunda-feira (3), a acadêmica seguiu para compromissos profissionais em Brasília (DF), e depois volta para o Rio de Janeiro, onde mora.

Médica pneumologista, Margareth é presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de embaixadora do movimento nacional pela vacinação. Referência nacional na medicina e na ciência, foi uma das pioneiras na luta contra o tabagismo no Brasil.
Formada em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem mais de 120 artigos científicos publicados e ocupa, desde 2022. Na Academia Nacional de Medicina ocupa a cadeira número 12.
Em 2022 também conquistou o Prêmio Jabuti na categoria ciências, com seu livro “Um Tempo para Não Esquecer – A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde”.
Margareth Dalcolmo também integra o Grupo de Peritos para aprovação de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde e é membro do Comitê Consultivo Regional do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais.
Matéria relacionada:
Fotos: Reprodução/Instagram e Elias Dantas/Alô Alô Bahia.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.