Em plena terça-feira, Gerônimo Santana lota Escadaria do Passo, no Centro Histórico de Salvador

redacao@aloalobahia.com

O clima era de verão na Escadaria do Passo, situada na Ladeira do Carmo, no Santo Antônio Além do Carmo, na noite desta terça-feira (28). É que Gerônimo Santana se apresentou acompanhado da banda Mont Serrat e levou centenas de pessoas ao Centro Histórico da capital baiana. O cantor e compositor animou o público com sucessos da carreira, além de releituras.
 

​Em homenagem ao filme “O Pagador de Promessas” (1961), ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1962, e primeiro longa-metragem do Brasil a concorrer ao Oscar na categoria Melhor Filme, o artista apresentou o show “O Pagador de Promessa”. A apresentação gratuita se repete em toda última terça-feira do mês, com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), até o final do verão. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

“Depois de tantos anos, voltar a fazer shows aqui na escadaria é uma grande emoção e isso só enriquece as atividades culturais de uma cidade, que é a cidade da música, e que está aqui para servir aos que moram e aos que nos visitam”, afirmou o artista.

 

​“O Pagador de Promessa” faz parte do projeto Cole no Centro que está reanimando a região com apresentações musicais ao longo da semana. Nas redes sociais, Gerônimo convida o público para o reencontro com este momento icônico. “Toda a última terça-feira do mês, eu a banda Mont Serrat estaremos aqui na escadaria fazendo um show de grátis. Convido a você e todos os seus amigos para vir”, escreveu o cantor pelas redes sociais.

Rumpillez na primeira sexta do mês
Na sexta-feira (1º), às 19h, o mesmo local recebe o show gratuito da Orkestra Rumpilezz, que apresenta o "Rumpilezz Funfun no Passo".

Orkestra Rumpilezz abre temporada de apresentações na Escadaria do Passo; veja vídeo
Criada em 2006 pelo maestro Letieres Leite (in memorian), a Rumpilezz traz no nome uma reverência ao universo sagrado do Candomblé e suas matrizes rítmicas, com seus três atabaques - Rum, Rumpi e Lé -, ao que se acrescenta, no final da palavra, duas letras "z" em referência ao jazz.

Conhecida e aclamada internacionalmente por sua formação, originalidade e musicalidade, a Orkestra é composta por instrumentos de sopro e percussão e traz em sua essência as raízes rítmicas afro-baianas traduzidas na harmonização do jazz, se destacando como uma referência na música instrumental brasileira.ricosalvador)

​"Rumpilezz Funfun no Passo" marca o retorno da orquestra às suas atividades calendarizadas na cidade de Salvador. Para isso, nada mais assertivo do que celebrar sua música às sextas-feiras, dia que simboliza os orixás "funfun", ou seja, que se vestem de branco, assim como o tradicional figurino utilizado pelos músicos da orquestra em reverência a estes deuses yorubás. Cortejos pelas ruas
Enquanto isso, o Centro Histórico segue tendo suas ruas sendo agitadas pela participação de cortejos do Cortejo Afro (segundas), de Os Negões (terças), do Muzenza (quartas), da Mulherada (quintas), da Banda Didá (sábados) e dos Filhos de Gandhy (domingos). As atrações do Cole no Centro fazem parte de um calendário fixo que pode ser conferido pela população no site www.salvadordabahia.com.


* Publicado por Naiana Ribeiro. Fotos: Secult/Divulgação, Reprodução/Instagram/@​pedrotourinho/@freshprincedabahia.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias