Em novo livro, jornalista baiano Luiz Afonso Costa rememora ‘peregrinação vertiginosa’ pela Europa

redacao@aloalobahia.com

O escritor e jornalista baiano Luiz Afonso Costa lançou, na quinta-feira (16), no restaurante Postudo, no Rio Vermelho, seu sexto livro, com a presença de colegas, amigos e familiares. Em uma edição caprichada da Solisluna Editora, "Transbordos" narra uma viagem realizada no ano 2000, que Luiz Afonso define como "peregrinação vertiginosa" em trens, estações e cidades da Europa central, iniciada na Espanha. 

“Depois de concluir uma defesa de tese em Marselha, fui com colegas brasileiros para Barcelona. A esbórnia foi tamanha que escapuli, peguei a bagagem no hotel e embarquei num trem noturno para conhecer a Europa Central, um antigo sonho”, relembra o também publicitário.



No texto, sobram viagens dentro das viagens, em ambientes onde a ficção transborda sobre a realidade. Entre a hora da partida, na estação de Sants, e o desfecho enigmático no subsolo de um hotel no centro de Amsterdã, a jornada é recheada de incidentes e desafios: o autor é revistado pela polícia no trem noturno que atravessa o sul da França, encara bebedeiras e desatinos na Oktoberfest de Munique, foge de skinheads na madrugada de Berlim, desvenda um atalho quântico para o planeta Alpha Centauri na ferrovia para Praga e filosofa com uma prostituta no distrito da Luz Vermelha. 


Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luiz Afonso Costa estreou na literatura em 1996, com "Cavalo de Santo", vencedor do concurso nacional de contos da Academia de Letras da Bahia. Em 2010, lançou o apocalíptico "Bye Bye Babilônia", e em 2015, "Caixa de Sombras". Em 2017, foi a vez de "Anos 70 Bahia Painel da Efervescência Contracultural", em parceria com Sérgio Siqueira. "Aldeia do Mundo" é de 2022, assinado juntamente com Claudia Giudice e Sérgio Siqueira.


"Transbordos" é seu sexto livro: “Considero esta a obra principal, o trabalho de referência, a história de vida”, destaca Lula Afonso, que também produziu as ilustrações das páginas e da capa, com arte de Enéas Guerra.

Fotos: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias