Em greve, auditores da Receita não vão liberar mercadorias na alfândega de Salvador a partir desta terça (23)

Com informações do Correio24Horas

A Delegacia Sindical do Sindifisco Nacional, Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, comunicou que não haverá desembaraço de cargas na alfândega de Salvador entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2024. A exceção será apenas para alimentos perecíveis, cargas vivas, cargas perigosas, medicamentos, insumos médicos, bagagens e alimentos de consumo de bordo.

Esta medida foi tomada em reunião realizada na própria unidade e é motivada pela incerteza do governo em relação à regulamentação da remuneração por produtividade da categoria, pleito que os Auditores-Fiscais reivindicam desde 2017.

Em nota, os Auditores-Fiscais disseram lamentar os eventuais transtornos e prejuízos que serão causados aos contribuintes, em especial à indústria nacional e ao comércio exterior. "Prejudicar a economia do Brasil nunca foi a nossa intenção, mas depois de sete anos de espera, não nos restou outra alternativa, a não ser acirrar a mobilização iniciada em 20 de novembro de 2023".

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Desembaraço aduaneiro

O desembaraço aduaneiro é o processo de liberação da entrada de mercadorias adquiridas no exterior dentro do território brasileiro. No processo de importação, essa é uma das últimas etapas porque indica que a operação já está finalizada para o governo federal.

O procedimento consiste em verificar os documentos e os dados que foram declarados pelo exportador e confirmar que a importação está seguindo a legislação brasileira. Com isso, o desembaraço aduaneiro registra que a verificação foi feita e concluída, assim as mercadorias são liberadas.

* Publicada por José Mion. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias