20 Oct 2021
Em Barcelona, armazém industrial é transformado em casas sem esquecer a história

A obra obteve a Menção em Habitação Coletiva na última edição do Prémio de Arquitetura do Tijolo, na Espanha. O júri valorizou especialmente a manutenção do espírito do edifício, “a análise e a restauração que respeitou o tijolo original e a inclusão com sucesso de algumas peças novas que ordenam o conjunto, mantendo a linguagem e o material”.

Segundo o site Idealista.pt, o armazém original foi construído em 1905 para guardar fios. A estrutura, a fachada e a cobertura do edifício foi construída em tijolo maciço, telha árabe e estrutura interna de aço, o que demandou um tanto mais de atenção para não perder suas características originais.
Segundo Mercé Berengué, trata-se de uma reforma pioneira em vários sentidos, como o de criar uma habitação social a partir de um edifício industrial.
Segundo a arquiteta, a manutenção da fachada em tijolo e da cobertura em telha foi fundamental para manter a essência histórica deste edifício com mais de um século de história.
“Quando falamos em reabilitação de um edifício histórico ou industrial, a fachada faz parte da estrutura e construção do imóvel e, no seu conjunto, temos o dever de tentar preservá-la para manter a sua essência e história. Procuramos ativar todos os elementos originais e reaproveitar as suas qualidades físicas, espaciais e históricas para tornar a nova construção mais eficiente e reforçar a tradição histórica do edifício original”, comentou. Veja algumas fotos do projeto.




Fotos: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.