Em Barcelona, armazém industrial é transformado em casas sem esquecer a história

redacao@aloalobahia.com

Visando dar nova vida a uma antiga região industrial em Barcelona, o antigo complexo industrial Fabra i Coats, foi transformado em habitação social. O projeto é da arquiteta Mercè Berengué Iglesias e seu parceiro José Miguel Roldán Andrade, da Roldán + Berengué Arquitetos, e acabou premiado.

A obra obteve a Menção em Habitação Coletiva na última edição do Prémio de Arquitetura do Tijolo, na Espanha. O júri valorizou especialmente a manutenção do espírito do edifício, “a análise e a restauração que respeitou o tijolo original e a inclusão com sucesso de algumas peças novas que ordenam o conjunto, mantendo a linguagem e o material”.

fabracoats-2

Segundo o site Idealista.pt, o armazém original foi construído em 1905 para guardar fios. A estrutura, a fachada e a cobertura do edifício foi construída em tijolo maciço, telha árabe e estrutura interna de aço, o que demandou um tanto mais de atenção para não perder suas características originais.

Segundo Mercé Berengué, trata-se de uma reforma pioneira em vários sentidos, como o de criar uma habitação social a partir de um edifício industrial.

Segundo a arquiteta, a manutenção da fachada em tijolo e da cobertura em telha foi fundamental para manter a essência histórica deste edifício com mais de um século de história. 

“Quando falamos em reabilitação de um edifício histórico ou industrial, a fachada faz parte da estrutura e construção do imóvel e, no seu conjunto, temos o dever de tentar preservá-la para manter a sua essência e história. Procuramos ativar todos os elementos originais e reaproveitar as suas qualidades físicas, espaciais e históricas para tornar a nova construção mais eficiente e reforçar a tradição histórica do edifício original”, comentou. Veja algumas fotos do projeto.

poblenou-3 poblenou-2 fabracoats-3 nave-industrial-fachada

Fotos: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias