Em ação de limpeza, mais de 400kg de resíduos são recolhidos da praia da Barra

redacao@aloalobahia.com

Em ocasião do Dia Mundial da Limpeza de Praia, mais de 400kg de resíduos foram recolhidos da praia da Barra, em Salvador, neste final de semana. A ação foi promovida pela startup baiana Ciclik, em parceria com o grupo Submerso Esportes Aquáticos e do Instituto Noz, além da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador, da Braskem e da BASF.

“Nós encontramos muito lixo, cadeiras, plásticos de todos os tipos, latinha, já cheguei a encontrar sofá, televisão e até máquina de lavar no mar. Por isso, estamos fazendo essa ação hoje, para tentar mudar esta realidade. Eu sempre falo, que nós não vamos limpar o mar, porque não conseguimos limpar tudo, mas a gente vai mostrar o problema para a população”, explica o mergulhador Robson Oliveira, que passou 1h30 minutos recolhendo resíduos do fundo do mar.

Antes de iniciar a ação de limpeza, a Ciclik, junto com Bruno Morais, hipinoterapeuta do Instituto Noz, realizou uma meditação no deck entre o Farol e o Porto da Barra. “A meditação é uma prática que nos conecta com a essência do ser humano e eu acho que a essência do ser humano não pode estar desvinculada da natureza”, explica Bruno.
 
Para onde vão os resíduos?

 
“O primeiro passo é recolher o lixo, depois a gente separa o resíduo por tipo, se é papel, papelão, plástico, metal, eletrônico, enfim. Em seguida, a gente pesa e coloca em nosso sistema de gestão tecnológica de resíduo, onde vai ser gerado uma ordem de coleta. É assim que a gente consegue acompanhar toda a trajetória do resíduo, desde o início da coleta até a reciclagem. Este mapeamento do resíduo é muito importante para garantir que ele vai ser recilado.”, explica Rodrigo Freire, diretor de marketing da Ciclik.

O material reciclável recolhido é levado para o depósito da empresa parceira Retec, do mesmo grupo da Ciclik, e depois é enviado para a reciclagem. Já o material não-reciclável é enviado para um aterro sanitário. “Este lixo que não é reciclável merece uma atenção da população, porque são eles os que mais precisam ser evitados quando buscamos um cuidado maior com o meio ambiente”, explica o diretor de marketing da empresa.

Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias