27 Jan 2022
Educação: panorama educacional na cidade de Araçatuba durante 2021

Diversos comércios e pequenos empreendimentos fechando, trabalhadores perdendo seus empregos, uma taxa de desemprego altíssima e, consequentemente, uma recessão econômica que não era vista há tempos.
O impacto foi tanto, que diversos especialistas apontam que o Auxílio Emergencial do ano passado foi responsável por segurar as pontas da economia, de modo que o recesso e a crise econômica seriam ainda maiores se não fosse o Auxílio.
Outro campo que sofreu diversos impactos desde o início da pandemia foi o campo da educação, que precisou se adaptar e se reinventar de acordo com a realidade de isolamento e distanciamento social, que colocou o modelo de aulas presenciais em cheque.
Contudo, os desafios foram diferentes nos diferentes níveis educacionais, de modo que a educação básica e fundamental enfrentou desafios de uma natureza, enquanto o ensino superior foi comprometido de outras maneiras.
Por exemplo, dentro da maior parte das universidades, além das aulas, as pesquisas também foram seriamente comprometidas, de maneira que a realização de projetos acadêmicos também precisou se adaptar.
A formatação de imagens nas normas da ABNT, reuniões presenciais, orientações de projetos e até a dinâmica de defesa de teses sofreram diversas mudanças.
Pensando neste contexto e no momento de transição, ao final da pandemia, iremos observar como anda a retomada da educação e outras características deste setor na cidade, visando também traçar um prognóstico para o ano seguinte.
A suspensão das aulas no início da pandemia

No nível superior, a formatação de imagens na ABNT, a apresentação de trabalhos acadêmicos e a realização de pesquisas foi completamente comprometida, e no nível básico de ensino essa interrupção ocorreu no dia 23 de março do ano passado.
A suspensão das aulas ocorreu tanto nas escolas públicas quanto particulares, sendo que neste dia 23, as aulas foram interrompidas na maior parte do estado de São Paulo, inclusive em Araçatuba.
A educação remota, apesar de ter sido uma grande maneira de resolver o problema de ter uma interrupção bruta na educação, também expôs diversas falhas deste sistema:
1. Inclusão digital das camadas mais pobres
2. Falta de preparo do corpo docente
3. O ambiente domiciliar não é adequado para o estudo
4. Instabilidade na conexão à Internet
5. O ambiente escolar facilita o aprendizado
Sobretudo, o problema mais marcante para aqueles que conseguiram acompanhar as aulas e para os professores que as ministraram foi a falta de contato com o sistema digital de ensino.
Então além de todo o período de suspensão das aulas e preparação para migrar para o formato EAD de ensino, foram necessários alguns meses para o corpo docente e o corpo discente se adaptarem a este modelo.
Outra crítica séria em relação ao ensino remoto é o déficit educacional de alunos do ensino básico devido ao ensino à distância, em áreas como alfabetização, interpretação e matemática, principalmente.
A retomada das aulas presenciais de maneira gradual

O retorno foi gradual, de modo que a capacidade de alunos aceitável para o momento era de 35% da capacidade total. No entanto, de maneira gradativa esta capacidade foi aumentando, de modo que as aulas estão marcadas para seu retorno integral, em todos os níveis, a partir do ano seguinte. Mais precisamente, para o mês de abril de 2022.
A retomada das aulas também foi acompanhada diretamente pela adoção de medidas de contenção, como o uso de máscaras em sala de aula e a disponibilização de álcool em gel para os alunos, funcionários e professores.
Prognóstico do município para o ano seguinte

Além disso, a retomada das aulas e das pesquisas desenvolvidas em universidades, várias parcerias podem ser realizadas entre o governo municipal de Araçatuba e a UNESP, por exemplo, visando trazer inovações e melhorias para a cidade!
Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.