'Dunas da Gal': trecho da praia de Ipanema é reconhecido como patrimônio cultural

redacao@aloalobahia.com

O trecho da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, conhecido como "Dunas da Gal" ganhou o título de Patrimônio Cultural da Natureza Imaterial. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (18). No texto, o prefeito Eduardo Paes destaca a cantora baiana como "ícone do tropicalismo e da Música Popular Brasileira" e ressalta  "a importância de prestar homenagem à artista após seu falecimento, reconhecendo o valor de seu legado para a música e cultura popular carioca". Gal Costa faleceu no último dia 9 de novembro. A causa da morte não foi divulgada. 

O local ganhou esse apelido na década de 1970 por ser um forte ponto cultural da cidade, atraindo constantemente a presença de personalidades como Gal, além de outros artistas, intelectuais e surfistas. De acordo com o Extra, as dunas se formaram nas areias da praia em 1972, durante a construção do emissário submarino de Ipanema.

As 'Dunas de Gal'

As 'Dunas de Gal' foram formadas em 1971, quando a construção do emissário submarino exigiu a retirada de um grande volume de areia para a instalação de um píer temporário, e desfeitas em 1975. Durante este período, a divisão da praia causada pela obra proporcionou um ambiente de liberdade que despertou o interesse de artistas, pensadores, hippies — tribos que buscavam escapar da ditadura — e surfistas, atraídos pelas novas altas ondas formadas também pela mudança na paisagem para a obra subaquática. O local se tornou uma referência cultural, que se mantém até hoje.


 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias