17 Mar 2022
Domingo no TCA: peça ‘Foi Por Esse Amor’ será apresentada com ingresso a R$ 1

Em cena, o experiente e premiado ator João Guisande (Melhor ator no Prêmio Braskem de Teatro 2015 e 2018 e Melhor ator no Festival de Blumenau 2013) contracena com o pai, Antônio Roque, coronel aposentado da Polícia Militar da Bahia.
A obra traz a relação entre pai e filho em diversas circunstâncias. Conta do amor de ambos pelo Carnaval, passa pelas dúvidas e medos da infância, juventude e velhice, pela rivalidade no futebol – Antônio (Bahia) e João (Vitória) –, por canções que os movem...
‘Foi Por Esse Amor’ põe no palco um coronel da PM que, através da sua primeira experiência como ator, fala também sobre a vida após a aposentadoria. Suavemente, o público é convidado a relembrar, reviver e recuperar suas próprias histórias familiares, valorizando este afeto único. É amor com muito humor.
“Comecei a perceber através de meu filho ator, João Guisande, que a vontade de atuar já estava no meu subconsciente. O desejo sempre existiu, mas durante minha infância e adolescência não tive muito espaço para pensar nessa possibilidade. Depois de adulto e com o trabalho como militar, menos ainda”, conta Antônio Roque. A ideia de transformar esta primeira experiência do coronel no universo do teatro é contada de forma emocionante no espetáculo.
Trazendo a poética do teatro documentário, o espetáculo é, também, mais um projeto para dar continuidade à pesquisa do ator João Guisande. Nele, João explora o campo da memória, improvisação e contação de histórias. “Brincamos com nossas memórias em cena, com entusiasmo e humor revelamos a nossa baianidade através de personagens que fazem parte da nossa vida familiar e da cidade de Salvador.”
O espetáculo estreou em outubro de 2018, no Galpão Wilson Melo, em Salvador. Foram oito apresentações com casa lotada. Em 2019, “Foi Por Esse Amor” recebeu o Prêmio Braskem de Teatro na categoria melhor ator (João Guisande) e também fez a sua primeira circulação internacional. Foram quatro cidades em Portugal e cinco apresentações, além de participação no Festival Fafencena, na cidade de Fafe, onde receberam o prêmio de melhor espetáculo pelo voto popular.
A peça tem texto e direção de João Guisande, trilha sonora de Ronei Jorge, iluminação de Allison de Sá, figurino de Fernanda Beltrão e João Guisande. O design gráfico fica por conta da LadoB (Belmiro Neto e Pat Simplício). A apresentação dura uma hora e a classificação etária é 12 anos.
Foto: Diney Araújo/Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@aloalo_bahia) e Google Notícias.