Documentário sobre a música do candomblé de Salvador será exibido no Festival de Brasília

Dirigido por Henrique Duarte, o filme “Orin: música para os Orixás” apresenta os ritmos, cantigas, ritos e tradições do candomblé incorporadas na nossa cultura musical. O longa-metragem compõe a Mostra “A Arte da Vida” durante o 51o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e será exibido no sábado (22), às 14h, no Cine Brasília. Após a sessão, haverá um debate com a presença dos realizadores.

 O documentário é composto por imagens captadas em festas dedicadas aos Orixás, performances de dança, apresentações ao vivo e entrevistas com pais de santo, etnomusicólogos, estudiosos da religião e artistas da Bahia, que trazem elementos e referências da religião no seu trabalho, como o músico remanescente do lendário grupo Os Tincoãs, Mateus Aleluia, o maestro da Orkestra Rumpilezz, Letieres Leite, o alabê e percussionista Gabi Guedes, o cantor Gerônimo Santana, entre outros.
 
Além disso, o filme acompanhou a trajetória de Iuri Passos, professor do projeto social Rum Alagbê, que ensina atabaque a jovens da comunidade do terreiro do Gantois, em Salvador. Iuri é o primeiro alabê a conquistar o título de mestre em etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia, onde atualmente leciona a disciplina Ritmos Afro Baianos, e estará presente no debate que acontecerá depois da apresentação do filme.
Foto: Henrique Duarte. Siga o insta @sitealoalobahia.  

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias