26 Jul 2023
Do batuque ao rap/trap: Cidade da Música registra aumento de público e permite passeio pelos ritmos da Bahia
O mês de julho tem sido um período de grande pico, já que é a época das férias em outras partes do país, e a capital baiana recebe muitos turistas. Segundo o supervisor do equipamento cultural, Gean Carlo, tem havido um aumento considerável de público e a expectativa é que atinjam números muito acima da média diária normal. Os meses de janeiro e dezembro, no verão, também representam meses de grande fluxo.
O gestor conta que, em uma das quartas-feiras deste mês de julho, a casa chegou a receber 612 visitantes. “Normalmente, durante a semana, temos uma média de 250 a 300 visitantes por dia. Grande parte dessas visitas são de grupos escolares, que atendemos durante os turnos da manhã e da tarde. Às quartas-feiras, a visitação é maior devido à gratuidade. Nesse dia, a média é de 400 a 600 visitantes, excluindo o período de junho a julho. A estimativa para esse mês é que atinjamos de 1 mil a 1,2 mil visitantes em um dia, impulsionados por esse fator", confirma.
Patrimônio – Gerido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o equipamento tem sido referência no âmbito de pesquisas e preservação do patrimônio imaterial, que é a música. São mais de 700 horas de conteúdo disponível que resumem as manifestações musicais em Salvador, desde o seu surgimento. A responsabilidade do acervo e do design do local estão sob as curadorias do antropólogo Antônio Risério e do arquiteto e artista Gringo Cardia, dupla que também atuou em outro equipamento municipal, a Casa do Carnaval da Bahia, na Praça da Sé.
"Ao entrar na casa, os visitantes se sentem envolvidos nesse universo musical. Não é como assistir a um documentário, é como estar dentro dele. Para lidar com a quantidade considerável de conteúdo, desenvolvemos um aplicativo. Através do nosso site, é possível escolher o bairro de maior interesse, explorar as narrativas e acessar as cabines através dos números exibidos em cada tela. Isso oferece mais autonomia a quem está visitando", explica Carlo.
Dessa forma, o museu promove uma experiência única tanto para turistas, quanto para locais. Os que vêm de fora podem conhecer mais sobre a cultura, história e a música baiana, e os que são de Salvador, se aprofundam no cotidiano e nos bairros da cidade e vivem uma imersão diferente, já que enxergam o próprio dia a dia nas exposições.
"Eu achei uma experiência única. É um instrumento de grande integração cultural, traz para a gente uma vivência de Salvador que normalmente não temos. Nós costumamos conviver com as experiências dos bairros, sem entender os significados, a história e isto aqui é uma ferramenta de integração, de consciência, um espaço que você não vê com essa magnitude em nenhum lugar do Brasil", declara Alexandre Souza, soteropolitano em visita ao museu.
Andares Temáticos: Uma Viagem pela Música e Arte
O local conta com três andares temáticos e acervo totalmente digitalizado, além de salas especiais interativas, como a do karaokê, o estúdio de percussão e a sala do rap/trap. Já no térreo, é possível encontrar um café, biblioteca e a recepção.
No primeiro andar da casa, é possível encontrar um panorama geral, na exposição "A Cidade de Salvador e Sua Música". São 44 bairros, cujas respectivas histórias são contadas ao longo de cabines espalhadas, cada uma narrando um pequeno bloco, por meio de depoimentos de envolvidos. Também há um mapa interativo que pode ser acessado e três grandes telas de projeção, emulando a experiência de uma pequena sala de cinema.
Uma das abordagens mostra, por exemplo, como Carlinhos Brown e a transformação da música alçaram o Candeal a uma potência musical. Dessa forma, o visitante entende o motivo da denominação de Salvador como Cidade da Música, título concedido pela Unesco em 2016.
"Nosso objetivo é conectar a história da música, dos artistas e sua importância, além de estabelecer conexões com a nova geração. Isso é importante não apenas para os visitantes regulares, mas também para as escolas que trazem seus alunos, proporcionando-lhes a oportunidade de conhecer as raízes da música brasileira, que estão na música baiana", pontua Francisco Gonçalves, mediador e percussionista da casa.
No segundo andar, são abordadas as artes plásticas, movimentos artísticos e artistas, ampliando a noção de música para todo o estado. O visitante descobre, por exemplo, como a música se manifesta em Santo Amaro, onde surgiram grandes ícones como Maria Bethânia, entre outros.
É nele que está a exposição "História da Música na Bahia". O tema do local é voltado ao movimento Tropicália, com a decoração que conta com ilustrações gigantes, tiradas de fragmentos das pinturas do pintor baiano e modernista Genaro de Carvalho. Neste andar, está sintetizado um panorama sobre os artistas, gêneros e movimentos da história musical baiana, da Tropicália ao rap/trap, que inclusive conta com uma sala própria dedicada a esse gênero mais moderno.
O espaço recebe ainda projetos voltados ao mundo do hip-hop, abertos ao público. "Nós tentamos alinhar o que o andar traz para nós, que são os artistas de gêneros e movimentos da história musical baiana ao rap/trap. Temos três formatos lá, o de batalhas, onde os MCs disputam versos para ver quem se sai melhor; o de interação direta, onde pedimos palavras ao visitante e construímos um freestyle; e o formato livre, que é a construção de freestyle apenas para demonstração", afirma Ogum, mediador e rapper da casa.
No mesmo local, está sendo dedicada uma homenagem ao músico de Santo Amaro, Assis Valente. "Estamos usando o formato drill, mais focado nas composições dele. O museu proporciona muito isso. Por exemplo, aproveitamos a temática do 2 de Julho e do Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ para construirmos um movimento claro com a visibilidade do mundo do rap, apresentando esse gênero periférico que representa as favelas", completa.
Já no terceiro andar, é onde estão as atividades mais interativas do museu. Ali, é possível encontrar as salas de karaokê, onde qualquer um pode entrar na cabine para cantar uma música de sucesso do carnaval baiano. Também estão as cabines de mixagem, onde podem trabalhar na mixagem de sua música, além do estúdio de percussão, onde ficam os instrumentos da casa e ocorrem as oficinas diárias.
Para o mediador sênior da casa, Vitor Portela, o objetivo é fazer com que o visitante compreenda a importância teórica por trás da construção dos diversos ritmos bastante conhecidos durante o carnaval baiano e que hoje compõem a música brasileira.
“Essa base é o fundamento de toda a música que escutamos atualmente no Brasil, independentemente do gênero. Dentro do estúdio, começamos apresentando um pouco da parte teórica e, em seguida, mostramos os instrumentos que representam a percussão da Bahia. Dessa forma, proporcionamos aos visitantes a oportunidade real de participar desse espetáculo. Aqui eles não apenas assistem, mas também tocam instrumentos e compreendem como se comportar como percussionistas e músicos", conta.
Os mediadores percussionistas da casa comandam os workshops abertos ao público, que ocorrem de hora em hora, todos os dias. "Nós trabalhamos nossas habilidades com o que entendemos sobre um instrumento que produz som, algo que não tínhamos acesso com tanta facilidade. O instrutor mostrou como é fácil para quem quiser começar, pegar qualquer instrumento e transformá-lo em som. Muito bom", diz Francisca Souza, residente de Salvador.
Funcionamento – A Cidade da Música da Bahia funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, com entrada permitida até as 17h. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia). Residentes de Salvador que apresentarem comprovante pagam meia entrada todos os dias.
* Por Luana Veiga. Foto: Betto Jr. e Bruno Concha/Secom PMS.
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