Djamila Ribeiro é eleita para a Academia Paulista de Letras

Filósofa e escritora premiada, Djamila Ribeiro foi eleita para a Academia Paulista de Letras. “Agradeço a todos os acadêmicos e acadêmicas que votaram e me deram a oportunidade incrível de ocupar a cadeira que foi da gigante Lygia Fagundes Telles”, publicou em seu perfil no Instagram. 

Autora dos livros “O que é Lugar de fala” e “Pequeno Manual Antirracista” (vencedor do prêmio Jabuti), ela recebeu 30 dos 39 votos válidos e vai integrar a cadeira deixada por Lygia, que morreu em abril aos 93 anos. Ela será a única mulher negra na academia.

Natural de Santos, Djamila Ribeiro é mestre em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo. Considerada uma das principais vozes do feminismo negro no Brasil, é autora também de "Quem tem medo do feminismo negro?" e "Cartas para minha avó", lançado recentemente.

Em sua trajetória, conquistou outros prêmios significativos como o Prince Claus, oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores da Holanda, na categoria Filosofia. Seu nome figura em listas como “Personalidade do Amanhã”, criada pelo governo francês; e “100 pessoas mais influentes do mundo”, pela ONU. Em 2021 foi a primeira pessoa brasileira a receber o BET Awards, principal prêmio da comunidade negra nos Estados Unidos, na categoria Global Good.

Foto: Rodrigo Trevisan. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias