17 Apr 2023
'Divórcio grisalho': crescimento de separações após os 50 anos chama atenção de pesquisadores

De acordo com um estudo da pesquisadora estadunidente Susan L. Brown, que codirige um centro de pesquisas sobre casamentos e famílias na Universidade Estadual de Bowling Green, o número de divórcios grisalhos dobrou entre 1990 e 2010 no país.
Há uma geração, menos de 10% dos divórcios envolviam cônjuges com mais de 50 anos. Hoje, mais de 25% dos divorciados têm mais de 50 anos.
No Brasil, em 2021, 25,9% das pessoas que tiveram divórcio confirmado na primeira instância da Justiça ou via escritura tinham mais de 50 anos, segundo levantamento da BBC a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda de acordo com dados de 2021, na data do divórcio, os homens tinham em média 43,6 anos e as mulheres, 40,6 anos de idade.
Explicação
Expectativa de vida mais longa e saudável, maior independência das mulheres e menor estigmatização do divórcio são alguns dos fatores que alimentam esta tendência. Psicólogos explicam que a meia-idade é marcada por importantes transições na vida.
Os filhos crescem e saem de casa, enquanto as carreiras podem ficar para trás com a aposentadoria. Sem a rotina diária de cuidar dos filhos e as longas jornadas de trabalho, os cônjuges podem descobrir que têm pouco em comum.
A mexicana Aída Sedano (@aidasedanolaabuela) é um fenômeno do TikTok. Com 115 mil seguidores e vídeos que ultrapassam os 3,5 milhões de visualizações, a mulher 76 anos conta como é a rotina sem o marido. Ela se separou há nove anos, após quatro décadas de casamento.
"Quando o relacionamento não estiver funcionando mais, deixe o vento soprar e levar os restos do seu caminho. E viva. E comece a viver", disse ela à BBC News Mundo, serviço de notícias em espanhol da BBC.
@aidasedanolaabuela Las relaciobes de parejas son de dos. Cada uno debe dar al otro amir y compañía #aidasedanolaabuela #mujeres #sisepuede #felicidad ♬ sonido original - aidasedanolaAbuela
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Getty Images