29 Mar 2023
Divisão e fundação da cidade e origem do nome: respondemos às perguntas mais comuns sobre Salvador feitas ao Google

Para celebrar o aniversário da cidade mãe do Brasil, o Alô Alô Bahia – que tem realizado uma série de reportagens especiais ao longo do mês - buscou os cinco porquês mais buscados no Google sobre a cidade. Para respondê-los, contamos com a ajuda dos historiadores Rafael Dantas e Murillo Mello.
As perguntas mais feitas ao Google sobre Salvador são referentes à origem do nome da cidade, o motivo da sua fundação, a divisão entre cidade alta e cidade baixa e até o significado da sigla SSA. Os dados são referentes a buscas feitas na própria cidade desde o início da série histórica da plataforma, em 2004.
Por que Salvador tem esse nome?
De acordo com o Google Trends, o mais buscado na lista dos porquês é sobre a origem do nome Salvador. O historiador e professor de História da Bahia Murilo Mello explica que a cidade foi batizada em homenagem a São Salvador da Bahia de Todos os Santos: “Foi como referência a Jesus Cristo, seguindo a religião católica dos portugueses, que colonizaram o Brasil”.
O historiador Rafael Dantas completa ressaltando que a cidade nasce originalmente como fortaleza do Salvador, nome que já estava presente na carta de Almeirim – conhecida como a primeira constituição do Brasil -, assinada em 1548, antes mesmo da sua fundação, pelo Rei de Portugal, Dom João III, e que o governador geral Tomé de Souza acatou para a criação daquela que veio a se tornar cidade do Salvador.
Por que a cidade de Salvador foi fundada?
O motivo para a fundação da capital baiana está em segundo lugar na lista. Para responder, é necessário contextualizar: bem antes de ser fundada por Tomé de Sousa - militar e político português que ficou marcado por ser o primeiro governador-geral do Brasil -, a cidade era uma vila, chamada historicamente de Vila Velha do Pereira.
“Ela (a vila) pertencia à Capitania da Baía de Todos os Santos, que enfrentava dificuldades de prosperar. Em 1549, Portugal vê a necessidade de ter um controle maior sobre as suas capitanias e, com isso, resolveu criar aqui (em Salvador) uma sede administrativa. Assim, nasce a primeira cidade planejada do Brasil”, explica o historiador Murilo Mello.
Rafael Dantas completa que a cidade nasceu para ser a sede da capital da América portuguesa: “Salvador foi fundada para ser a cabeça do Brasil e assim ficou de 1549 até 1763. A cidade foi, ao longo deste tempo, uma das mais movimentadas e importantes de todo o contexto mundial, especialmente do hemisfério sul”, ressaltou.
Por que Salvador foi dividida em Cidade Alta e Cidade Baixa?
A terceira dúvida do levantamento do Google é simples de responder: a divisão de Salvador entre Cidade Alta e Cidade Baixa é algo natural, geológico. Ao longo do tempo, esse desnível geográfico acabou acarretando um desenvolvimento desigual entre as duas partes, explica Murilo: “A Cidade Baixa, por ser próxima ao Porto, vai receber as mercadorias, vai ter trapiches, vai ser regada pelo comércio. A Cidade Alta, por sua vez, vai ser destinada às moradias e às sedes dos poderes civil e religioso, com uma valorização maior dos terrenos dessas localidades. A divisão natural, portanto, virou também uma divisão social e cultural”.
Por que Salvador foi a primeira capital do Brasil?
A localização de Salvador foi um dos principais motivos para ser a capital brasileira. A cidade facilitava a exportação de produtos, como açúcar, para outros países. Além disso, a capital baiana foi palco de grandes conflitos entre os portugueses e os indígenas, que marcaram a sua fundação.
O historiador Rafael Dantas também destaca a posição estratégica do território, com a maior baía do Brasil, como motivo para que Salvador fosse escolhida para ser a capital do Brasil: “Por conta da importância, especialmente do contexto da Baía de Todos os Santos, além do próprio núcleo de povoamento já existente naquele contexto e da relevância que tinha, evidentemente. Salvador foi um destaque e continua sendo destaque até hoje”.
Por que a sigla de Salvador é SSA?
Também fomos atrás da explicação para a última dúvida dos porquês mais buscados sobre Salvador no Google. A sigla SSA é uma abreviação de São Salvador. “O primeiro ‘s’ corresponde a ‘São’ e o segundo ‘s’ e o ‘a’ são as duas primeiras letras de Salvador”, explicou o professor de história da Bahia Murilo Mello.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. Fotos: Fernando Antônio.