Diretor do IC&A fala sobre barreiras para ascender no Brasil

redacao@aloalobahia.com

Nascido em Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, Gustavo Narciso, de 34 anos desabafou sobre as dificuldades em ascender no Brasil. Ele é diretor-executivo do Instituto C&A (IC&A) e começou sua carreira como consultor de negócios de varejo após diversas negativas para vagas de trainee em sua área após a formação em engenharia bioquímica.

 

Gustavo Narciso adquiriu experiências em pesquisa científica e em indústria química, mas sonhava em trabalhar com Pesquisa & Desenvolvimento na Natura. Participou de  um intercâmbio na África do Sul, no qual aprimorou seu inglês e também se reconectou com sua ancestralidade.

 

O primeiro contato com a C&A foi em 2013 quando trabalhava em projetos no varejo e moda, através da Cosin Consulting. Após dois anos atuando na iniciativa, a C&A alocou Gustavo Narciso como Consultor de Projetos em Processos.

 

“Não foi incomum ouvir comentários racistas e homofóbicos no começo da minha carreira. E meu silêncio diante dessas situações adveio de um medo de perder o meu emprego ou sofrer maiores retaliações. À medida que eu fui crescendo esse preconceito ficou mais velado, mas não desapareceu. Nós vivemos em um país cheios de preconceitos e discriminação e assumir que o mundo corporativo é isento disso é utopia”, comenta.

 

Após 4 anos atuando na C&A e em projetos paralelos, Gustavo Narciso propôs para a C&A a criação do comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão. A partir daí atuou como líder em iniciativas nacionais, como a primeira coleção em celebração ao orgulho LGBT do varejo de moda e a parceria com a Transempregos em 2018.

 

Em 2019, Gustavo passou a integrar o Instituto C&A em 2019, como Gerente de Fortalecimento de Comunidades, e no ano seguinte, assumiu a gerência executiva do IC&A. Pouco mais de um ano à frente das atividades legais do pilar social da empresa, consagrou-se diretor executivo, atuando como ativista corporativo, pensando e executando ações para empoderamento, valorização e reconhecimento de pessoas pretas, indígenas e LGBTQIA+.

 

Ainda em 2021, Gustavo Narciso se dedicou a um projeto paralelo, o canal The Veru Black Talk Show, no YouTube. Um programa de entrevistas “muitíssimo preto” para debater, com responsabilidade e diversidade, as questões relativas à sociedade, sobretudo, àquelas diretamente relacionadas à população preta. Por lá já passara grandes notáveis como Adriana Barbosa, Ellen Oléria, Rita Von Hunty, Rodrigo França, Alberto Pereira Junior e Enzo Celulari.

 

Mesmo com todas as conquistas alcançadas até aqui, Gustavo Narciso destaca que existe uma urgência para que todas as empresas adotem uma postura inclusiva, diversa e combativa em relação aos problemas sócio-estruturais. Para o diretor do IC&A o boom da agenda ESG despertou reais reivindicações da sociedade e do mercado consumidor nessa direção.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias