Dicas infalíveis para uma alimentação saudável

Batemos um papo com a nutricionista Andrea Rayol sobre alimentação, buscando soluções para o dia a dia. Tem até dicas para montar a marmita perfeita. Confira!
 
Qual o primeiro passo para ter uma alimentação adequada?

Preparar a mente! Seu maior aliado para uma mudança na sua alimentação é a sua disposição em dar esse primeiro passo. Adicionalmente, a busca por um profissional capacitado é essencial para reeducar, reaprender e recomeçar um planejamento alimentar. Algumas regras são importantes para esse primeiro passo:
1-            Não mude tudo de uma vez! Foque inicialmente em um item;
2-            Experimente alimentos novos;
3-            Preste atenção nos rótulos, quanto menos ingredientes melhor;
4-            Planeje suas refeições;
5-            Coma comida de verdade, não industrializados ou processados.
 
Como os alimentos interferem na qualidade da pele?

Uma alimentação balanceada além de ajudar na qualidade de vida, interfere na saúde da nossa pele. Os tecidos do nosso corpo são formados pelos alimentos que comemos, pela essência do que é metabolizado e absorvido. Essa essência nutritiva dos alimentos passa para o plasma e forma nossos 7 tecidos (plasmático, sanguíneo, muscular, gorduroso, ósseo, nervoso e reprodutivo). Portanto, o corpo é o produto do alimento.

Equilíbrio é a palavra-chave, dietas da moda ou passageiras, que priorizam determinados alimentos em detrimento de outros, podem acabar privando o organismo de nutrientes essenciais. 
 
Muita gente tem optado por levar o almoço de casa para o trabalho. Existe uma "marmita perfeita"?

Nada melhor do que poder preparar e levar o próprio alimento para o trabalho. Com planejamento é possível manter uma alimentação saudável, equilibrada, econômica, saborosa e perfeita sim. Importante tomar alguns cuidados na hora de montar a marmita:
1-            Escolher uma marmita de vidro;
2-            Tirar um dia na semana para elaborar o cardápio e fazer as compras;
3-            A refeição deve conter todos os grupos alimentares e uma correta combinação;
4-            Usar especiarias adequadas para estimular a digestão, para que possamos ter uma eficiente absorção, assimilação e eliminação dos produtos da digestão (uma digestão ineficiente produz toxinas);
5-            Armazenar a marmita na geladeira até a hora da refeição ou em uma boa bolsa térmica.

Andrea Rayol é pós-graduada em nutrição funcional, graduanda em gastronomia vegana e terapeuta Ayurveda, com uma década de clínica. Ela também é empresária no setor de alimentos com a Kombucha Andrea Rayol e faz mensalmente um programa de recondicionamento alimentar batizado Restart (IG @dearayol).
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias