Dia Mundial Sem Carne: conheça o Nana.Veg, único bistrô vegano de Salvador

Jornalista e repórter do site Alô Alô Bahia

Nesta segunda-feira (20) é celebrado o Dia Mundial Sem Carne, considerada uma das principais datas do movimento vegetariano/vegano. Criada em 1985, nos Estados Unidos, a iniciativa tem como objetivo promover a conscientização da população sobre os impactos que o consumo de carne traz e os diversos benefícios de uma alimentação baseada em frutas, verduras, grãos e legumes. Na capital baiana, figura entre os destaques na atuação em prol dessa causa o Nana.Veg, único bistrô vegano da cidade, localizado no bairro do Rio Vermelho. O empreendimento é comandado pela fisioterapeuta e culinarista Ilza Heckert, que passou a adotar um estilo de alimentação vegana em 2010.

“Tive contato com o veganismo por volta de 2008, através de amigos, que me mostraram o impacto negativo que uma alimentação de origem animal pode causar para a sociedade e para o meio ambiente. Foi então que, em 2010, me tornei vegana e, a partir daí, unir essa filosofia de vida com algo que eu amo fazer, que é cozinhar, e transformar em uma fonte de renda foi algo natural”, conta Ilza, que iniciou sua trajetória trabalhando com delivery de salgados e, posteriormente, passou a oferecer também marmitas congeladas. Em 2019, alugou um espaço que, inicialmente, funcionava apenas como a cozinha, com aberturas ocasionais para o público. No final do ano de 2021, inaugurou o espaço físico do Nana.Veg no Rio Vermelho, se tornando o único bistrô vegano de Salvador.

Ao Alô Alô Bahia, Ilza conta ainda que observa um crescimento no número de pessoas que passaram a demonstrar interesse em uma alimentação mais saudável e livre de produtos de origem animal. “Muitas pessoas estão começando a perceber que não dá pra gente basear a nossa alimentação e a nossa existência no sofrimento dos animais. Além disso, tenho observado um movimento cada vez maior de pessoas preocupadas com a saúde e que buscam na alimentação vegana uma forma estarem consumindo alimentos que tragam mais benefícios ao nosso corpo, fazendo alimentações mais equilibradas e balanceadas nutricionalmente.Temos muitas histórias de clientes que começaram a adotar uma alimentação vegana porque queriam emagrecer, controlar os níveis de açúcar, controlar o consumo de gordura, e que permaneceram mesmo depois de atingirem esses objetivos”, relata.

Apesar dos avanços, ainda há quem acredite que uma refeição totalmente baseada em alimentos de origem vegetal é uma coisa exclusiva para quem é vegetariano ou vegano, ou que é uma comida sem sabor. Para contornar isso, a proprietária do Nana.Veg aposta em uma comida feita com muito capricho, com bastante alho, cebola, tomate e os melhores temperos. “O nosso dia-a-dia está repleto de comida e refeições veganas, seja o bom prato de arroz, feijão e salada, as frutas, uma boa salada de vegetais, o pão francês, o macarrão, a pipoca. Enfim, são infinitas as opções, o importante é estar aberto a experimentar os temperos, sabores e texturas que a natureza nos oferece (...)  É muito gratificante quando o cliente experimenta o que fazemos e lembra da comida que a avó fazia, por exemplo, e resgata essa memória afetiva. Proporcionar esse tipo de experiência é o que mais prezo. Até porque, comer não é só ingerir nutrientes, mas é um ato social e político também. A comida está presente em tudo nas nossas vidas”, pontua.

Com um menu que tem conquistado cada vez mais o paladar do público em Salvador, o Nana.Veg oferece opções de refeições como feijoada, maniçoba e comida baiana; sanduíches de cogumelos, de hommus e de hamburguer de grão-de-bico e lentilha; salgados como o coxinha de jaca e risole de palmito; cumbucas com ingredientes como húmus, arroz integral, falafel, babaganush, tofu, feijão branco e cogumelos; além de diversos sabores de pizza, como tofu defumado com queijo de castanha, veguerita com cheddar, pesto com cogumelos, atum veg e chocolate com paçoca; e mais.

“Quando elaboro o cardápio do Nana.Veg, penso nas coisas que eu gostaria de comer, que eu acredito que possa ficar saboroso, e que tenha equilíbrio nutricional. A cumbuca Tom, por exemplo, que é um dos carros-chefe do nosso cardápio, tem grão de bico, arroz integral, tofu, oleaginosas e tomate. Ou seja, é um prato equilibrado, rico em diversos nutrientes.Nas pizzas, buscamos trazer elementos como a calabresa vegana, o atum vegano, o frango vegano, que “imitam” mais o sabor da carne de origem animal (...) Então, não precisamos ter sofrimento animal no nosso prato para ter uma alimentação saborosa e saudável”, explica Ilza.

Ao longo da sua trajetória como empreendedora, Ilza destaca a questão financeira e o apoio governamental insuficiente como os principais desafios do seu trabalho. Por conta disso, ela orienta que as pessoas que planejam ter um negócio próprio estudem bastante, entendam o máximo possível sobre o mercado no qual vai atuar, e busquem uma rede de apoio.

Mesmo com todas as dificuldades, ter a oportunidade de propagar o estilo de vida vegano através do Nana.Veg é a realização de um sonho para Ilza, que planeja trazer novidades no cardápio, com produtos congelados e frescos, além de ampliar o espaço do bistrô.

“Tenho muito prazer em, através do meu trabalho, poder influenciar pessoas a se tornarem mais conscientes sobre o tipo de impacto que estamos causando no Planeta e ajudar com que elas reflitam que não podemos permanecer nessa relação destrutiva que temos com o meio ambiente. Temos vivido em uma sociedade em que as pessoas ainda consomem muitos alimentos ultraprocessados, então nossa missão é mostrar que é possível ter uma comida feita com muito sabor, muito tempero e baseada em ingredientes naturais. Além disso, o veganismo vai além de uma prática individual, é um compromisso coletivo com o futuro, uma escolha sobre o tipo de mundo que estamos deixando para as próximas gerações. É uma lógica complexa que envolve, além da alimentação, mudar nossos hábitos de consumo, como economizar energia, descartar corretamente os resíduos, não desperdiçar alimentos e muitas outras coisas”, destaca.

Foto: Arquivo Pessoal. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias