Dia Mundial da Reciclagem: Bracell incentiva a prática nas unidades fabris na Bahia e em São Paulo

redacao@aloalobahia.com

No Dia Mundial da Reciclagem, comemorado nesta quarta-feira (17), a Bracell figura como um dos grandes destaques quando o assunto é uma atuação sustentável. A líder global na produção de celulose solúvel desenvolve diversas ações a favor do meio ambiente e entre elas está o processo de reciclagem em suas unidades fabris, localizadas na Bahia e em São Paulo. A companhia tem uma atuação alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos  e não mede esforços para reduzir a geração de resíduos e estimular a reciclagem e o reaproveitamento.

Na unidade da Bahia, a Bracell Florestal destina adequadamente 100% dos resíduos sólidos gerados em suas operações e isso é possível devido ao Programa de Coleta Seletiva, que garante a correta segregação dos resíduos para posterior destinação, contribuindo para a redução dos impactos ambientais da geração de resíduos. A companhia possui parceria para doação de resíduos recicláveis com a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Alagoinhas.

Nesta parceria, que já dura mais de 10 anos, é encaminhado em média 1,5 toneladas de recicláveis mensalmente. Além disso, a Bracell conta com o apoio de outros fornecedores para a reciclagem, reuso e logística reversa garantindo uma gestão de resíduos sustentável.

Além disso, a Bracell implementou ainda a Política de Valorização de Resíduos Sólidos, que tem como foco a redução da geração de resíduos, a reutilização de materiais, o reuso, e assim alternativas de reciclagem realizadas por organizações parceiras. Neste sentido, a maior e mais verde fábrica de celulose do mundo, em Lençóis Paulista, mantém um programa de reciclagem de materiais que são destinados para entidades da cidade.

Uma das beneficiadas é a Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista. Além da coleta de materiais recicláveis, a associação mantém um importante trabalho de ressocialização de seus cooperados por meio do esporte e, muitos deles, se tornaram medalhistas em várias modalidades de competições adaptadas. Outra entidade que também recebe doações da Bracell é a Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista. Formada por cooperativas que realizam a coleta seletiva como fonte de renda familiar, recebem tanto doações de empresas como de materiais coletados nas ruas da cidade. 

 Em Santos, onde a Cia possui o terminal de exportação, foi realizada a doação de diversos materiais reutilizáveis para a ONG Sem Fronteira, que promove a cidadania na baixada santista por meio da reciclagem de seus subprodutos visando à preservação do Meio Ambiente. Após a demolição do prédio de apoio da Bracell e a conclusão das obras do terminal STS14-A, no Porto de Santos, materiais inutilizados pela companhia foram compartilhados com a instituição para serem reutilizados ou reciclados.

“A cada ano, buscamos avançar ainda mais nesta agenda da sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde operamos”, contextualiza Márcio Nappo, vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Bracell.


 
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Acervo Bracell.

NOTAS RECENTES