16 May 2022
Dia Mundial da Abelha: especialista explica cuidados necessários para criar abelhas em casa

Segundo a médica veterinária Louise Santos, professora da Faculdade UniFTC Itabuna, o primeiro passo é saber se a legislação do município permite que o interessado possa realizar a prática da apicultura. Uma vez que, para a autorização ser concedida, é preciso escolher as espécies.
“As mais indicadas são as abelhas da espécie Melipona porque elas não possuem ferrão. Já as abelhas do gênero Apis, que são as abelhas que produzem ferrão, até produzem uma quantidade maior de mel, mas podem machucar a pessoa que deseja criar e gerar um desconforto entre os vizinhos”, explica Louise Santos.
A especialista informa que a produção de mel não necessita de investimento elevado. “As abelhas são autossuficientes, o que significa que elas são muito bem desenvolvidas no sentido de execução de tarefas, cada uma sabe exatamente qual tarefa deve ser executada. É esse instinto social que as tornam muito eficientes nas práticas das tarefas a serem executadas dentro da colmeia. O trabalho do apicultor é proteger a colmeia e realizar a extração do mel quando ele estiver pronto”, destaca.
Entre o gênero de abelhas Melipona, as mais recomendadas para criação dentro de casa são a uruçu (Melipona scutellaris), tiúba (Melipona fasciculata), jandaíra (Melipona subnitida), uruçu-cinzenta (Melipona manaosensis), mandaçaia (Melipona quadrifasciata anthidioides) e jataí (Tetragonisca angustula).
Dia Mundial da Abelha - Considerado o pioneiro da apicultura moderna, o esloveno Anton Jansa, nascido em 1734, inspirou a criação do Dia Mundial das Abelhas, comemorado em 20 de maio. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017.