5 Jun 2023
Dia do Meio Ambiente: conheça projeto de preservação de corais que atua na Bahia, tida como 'joia do Atlântico Sul'

Foi a riqueza marinha da Bahia que atraiu para cá os pesquisadores Clóvis Castro e Débora Pires, que atuavam para o Museu Nacional, num vínculo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Eles pesquisavam as formações e renovações dos corais desde a década de 1990 e o Sul da Bahia, que não poderia ficar de fora, acabou virando o foco principal.
“No mar do Sul da Bahia temos várias espécies que não encontramos em nenhum outro lugar do mundo. Isso faz com que essas espécies estejam ricas em genes e elementos, o que é excelente para as pesquisas e para as novas descobertas como, por exemplo, da indústria farmacêutica”, explica Flávia Guebert, coordenadora do Coral Vivo.
Em 2003, Clóvis e Débora conseguiram, pela primeira vez, observar desovas de corais em laboratório, o que marca a fundação do projeto por aqui. Hoje, o Coral Vivo é uma referência nacional e internacional na pesquisa e defesa da costa coralínea do Brasil.
A atuação, além da sede, também se dá na Costa das Baleias, principalmente nos municípios de Prado e Caravela. A região, inclusive, despertou grande curiosidade de Charles Darwin e outros cientistas e ilustres navegantes como Américo Vespúcio, que já estiveram no local.
Além das pesquisas, o Coral Vivo foi ganhando, ao longo do tempo, outras áreas de atuação. “Fomos percebendo a necessidade de conversar com os usuários dos ambientes marinhos. E nada melhor do que falar diretamente com quem atua na ponta, como professores e guias turísticos, para que, através desses atores, possamos atingir um público bem maior”, conta Flávia Guebert.
As atividades contemplam cursos de formação para guias turísticos, mergulhadores e professores. O projeto agora também contempla uma editora e possui dois livros infantis já lançados e distribuídos através das secretarias estaduais de educação pelo Brasil com o objetivo de aproximar as crianças dos conhecimentos marinhos e, assim, captá-las como parceiras na luta pela preservação.
Além dessas atividades, o Coral Vivo também promove ações especiais em datas comemorativas, como o Dia do Meio Ambiente, 5 de junho.
Confira a programação especial montada para o mês, que também contempla o Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho:
5 de junho - Estudantes de Trancoso serão apresentados a materiais e exposições do Coral Vivo. Entre os destaques está a exposição imersiva ‘Chapeirão 360”, que traz imagens impressionantes e submersas do Chapeirão Pierre, em Abrolhos, que podem ser contempladas por meio de óculos de realidade virtual. No mesmo dia, o projeto Coral Vivo ainda integra a mesa redonda virtual “Cultura Oceânica: experiências pelo Brasil" para falar sobre sua atuação na promoção da cultura oceânica.
7 de junho - Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, estarão na Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) podendo sentir que estão nas águas do Parque Marinho dos Abrolhos com óculos de realidade virtual, além de conferir fotografias subaquáticas da região. Em Caravelas, as comemorações ficam a cargo da exposição "Recife Itinerante", que vai estar no Centro de Visitação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos até o final do mês de junho.
8 de junho - Os pesquisadores irão apresentar a história do projeto e sua atuação para a promoção da cultura oceânica na 1ª Edição do Futura Maré Década do Oceano, evento virtual organizado pelos estudantes de Oceanografia da Universidade Federal do Paraná.
15 de junho - O encontro será presencial na II Semana Acadêmica de Oceanologia da UFSB para discutir a importância da conservação e conscientização na formulação de Políticas Públicas.
16 de junho - A programação segue com os jovens do 3º ano do Ensino Médio do CIEB (Campus Integrado de Educação Básica) de Porto Seguro, que participam de uma atividade de extensão da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em parceria com o Projeto Coral Vivo. O objetivo é reforçar a importância da preservação ambiental.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Fotos: Divulgação/Coral Vivo.