Dia das Crianças: Salvamar distribui pulseiras de identificação e faz alerta sobre banho de mar

redacao@aloalobahia.com

As praias da capital baiana são opções de lazer para crianças, adolescentes e adultos. Nesta quinta-feira (12), Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) espera o aumento do número de banhistas em toda orla da capital baiana, sobretudo do público infantil. Além das dicas para evitar afogamentos, o órgão também chama atenção para os cuidados a fim de evitar que as crianças se percam dos pais ou responsáveis.

De acordo com a Salvamar, ao longo do dia, cerca de 500 pulseirinhas para identificação de crianças serão distribuídas nos postos salva-vidas 1, 2 e 3, localizados na praia de Piatã, considerado um dos pontos mais perigosos da orla da capital baiana. O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, ressalta que a entrega das pulseiras é uma ação que faz a diferença nos Dias das Crianças.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se


“Essa nossa iniciativa é para minimizar as ocorrências de crianças perdidas que acontecem com frequência nesta data, principalmente na praia de Piatã onde temos um movimento maior”, destaca. Em função do fluxo de pessoas na região, a Salvamar conta ainda com uma base de apoio para atender os banhistas.

As pulseiras podem ser usadas mais de uma vez, pois são impermeáveis e permitem que as informações permaneçam visíveis mesmo após a criança ter entrado na água. No posto da Salvamar, o responsável pelo menor deve assinar o nome da criança e informar um telefone pessoal para contato.

Orientações dos salva-vidas

Para evitar possíveis afogamentos, o responsável pela criança deve procurar uma praia com posto salva-vidas e perguntar ao agente salvamento aquático quais os melhores locais para banho. Além disso, é importante que os pequenos estejam apenas um braço de distância de um adulto, com a água na linha da cintura, no máximo.

Os cidadãos devem estar atentos, ainda, às chamadas “correntes de retorno”, que arrastam o banhista para o alto mar. “Aos adultos, também é recomendado evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que alteram os reflexos e a pessoa perde a percepção das situações de perigo”, frisa.

Operação e efetivo

Para melhor atender aos banhistas em toda faixa de orla durante o feriado estendido, uma operação foi montada para os dias 12 a 15, e mais 50 salva-vidas vão trabalhar em regime extraordinário. “Teremos esse reforço no operacional comum, que normalmente envolve 80 profissionais espalhados nos quatros trechos”, explica Dantas.

Um bote operacional circulando à beira-mar também reforça a operação do Dia das Crianças. “Vamos rodar pelas praias de Salvador para o caso de houver necessidade de um atendimento rápido. Mas acredito que teremos uma praia muito tranquila, com muita alegria e diversão para a criançada”, aposta o coordenador da Salvamar.

Por Matheus Simoni. Foto: Otávio dos Santos/Secom

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias