Dez dicas para quem vai participar da Maratona Salvador 2018

A segunda edição da Maratona Cidade de Salvador começa a menos de um mês, dia 23 de setembro, e os corredores que participarão do evento esportivo devem estar atentos aos cuidados com a saúde para manter o corpo em plenas condições físicas. Por isso, o Alô Alô Bahia convidou o educador físico André Araújo, treinador do grupo Corpus Vitalle, e a nutricionista Ana Kelly Amaral, que atua no Campo Temático de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para dar dicas de como se planejar para a competição.
 
1 - Exames e testes preliminares
 
Antes de assumir um plano de treinamento para qualquer tipo de exercício, é necessário realizar exames médicos com avaliação de profissionais, tais como cardiologista, ortopedista e nutricionista, para seguir uma estratégia adequada fazendo com que o corpo esteja bem preparado para o dia do evento. Saber a atual situação do seu corpo pode contribuir para uma boa prova.
 
Testes como antropometria, composição corporal, além do teste do tipo de pé e da pisada, ajudam na avaliação das especificidades inerentes a cada pessoa. A partir desses dados, o treinador pode ajustar as intensidades e volumes de treino e pode avaliar se cada tipo de treino está de acordo com a realidade do corredor.
 
2 - Treinamento específico
 
Correr uma maratona exige uma preparação específica para que o corredor complete a prova sem prejudicar a saúde. Mesmo os atletas que optam por distâncias menores, como os percursos alternativos da maratona, são necessários investir tempo em treinos e também em cuidados com a preparação. Muitos maratonistas, mesmo os amadores, irão necessitar adaptar sua rotina de vida em consideração ao plano de treinamento. Talvez não seja totalmente necessário abrir mão do convívio social e familiar, no entanto, o corredor de maratona deve estar ciente que seu dia a dia vai sofrer influência dos treinamentos, da dieta e do descanso.
 
3 - Sono em dia
 
Correr depois de uma noite mal dormida não é uma boa experiência, ainda mais em se tratando de uma maratona. Respeite sempre o descanso no dia anterior à prova, procure dormir mais cedo e dê ao corpo o descanso de que necessita para enfrentar o percurso desgastante da corrida.
 
4 - Estratégias de prova
 
A estratégia de uma prova é fundamental para não ter surpresas. Um bom planejamento torna sua corrida mais regular, economizando energia e aprimorando o desempenho do corpo em função dos treinos realizados. Largar a toda velocidade e se deixar levar pela empolgação no início da prova ou pelo incentivo de amigos ou outros corredores pode comprometer totalmente o desempenho. Por isso, controle seu ritmo e mantenha sempre o que foi planejado.
 
5 – Preparo psicológico
 
Muitos maratonistas são incisivos ao afirmar que o lado mais duro da maratona não é físico e sim psicológico. E é durante os treinos mais longos que você deve acostumar a sua mente a correr por horas a fio. Nos momentos mais difíceis da prova, geralmente a partir do km 30, lembre-se que outras dificuldades foram superadas no treinamento e todas foram vencidas. Mesmo que as dificuldades aumentem, pense sempre em completar o próximo quilômetro do percurso. Esse requisito psicológico é fundamental para se atingir a contento o objetivo em uma maratona.
 
6 - Alimentação certa ajuda na recuperação muscular 
 
Todos os nutrientes são importantes para o atleta, mas o combustível-chave para uma boa performance são os carboidratos, presentes em frutas, hortaliças, pães, massas e raízes. Em seguida, vêm as gorduras e proteínas, necessárias para a recuperação muscular e reparação dos tecidos. Noventa minutos antes do alongamento ou da atividade física complementar, o ideal é ingerir carboidratos, cerais e raízes, como aveia, aipim, batata doce, inhame e pães. Trinta minutos antes da corrida, durante os treinos, é indicada a ingestão de suplemento nutricional a base de carboidrato em pó ou frutas como pera e banana.
 
Nesse momento que antecede a corrida, o consumo de alimentos gordurosos e ricos em proteína deve ser evitado, por proporcionar uma digestão mais lenta, o que pode resultar em desconforto gástrico. Durante as corridas com distância maior que 10k ou com tempo superior a 60 minutos, a sugestão é repor o carboidrato a cada hora, por meio da ingestão de alimentos como rapadura, banana-passa, uva-passa, mel ou suplementos indicados.
 
7 - Hidratação previne queda de desempenho e agravos à saúde
 
Trinta minutos antes da prova é indicado ingerir entre 250 a 300ml de água. Durante a prova, a média de ingestão deve ser em torno de 500ml por hora, desde que respeite a tolerância. É preferível água pura ou até mesmo com carboidrato em pó diluído, se o atleta preferir. Após a prova, pode ingerir água de coco, água, isotônicos ou sucos naturais. A hidratação insuficiente pode causar redução da força muscular, aumento do risco de cãibras e hipertermia e, consequentemente, a queda no desempenho. Para prevenir a desidratação é necessário repor líquido antes, durante e após o exercício físico.
 
8 - Atenção aos sinais do corpo
 
Qualquer tipo de sensação diferente ou até mesmo sintomas e sinais anormais do corpo, como tontura, náusea ou vista escura, pare e procure ajuda com um dos profissionais que trabalham no circuito. São disponibilizados especialistas da saúde para dar suporte médico aos atletas.
 
9 - Alongamento muscular
 
Os maratonistas terminam a prova com a musculatura das pernas cansadas e também doloridas. Por isso, é melhor evitar qualquer tipo de esforço muscular nas primeiras horas após a prova, dando um tempo para as fibras musculares estarem mais descansadas. Após essa etapa, um alongamento muscular bem feito é imprescindível.
 
10 - Relaxamento e descanso
 
Os momentos que seguem após a chegada devem ser de descanso, hidratação e boa alimentação. Por isso, deixe para festejar no dia seguinte, principalmente se for fazer uso de bebidas alcoólicas. Aproveite o pós-prova para recuperar e descansar o corpo da exigência de ter realizado uma maratona.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias