24 Apr 2023
Revista de arquitetura apresenta casa de designer em Salvador com móveis autorais e vista para Baía de Todos-os-Santos

Nestes países estudou os padrões geométricos dos fractais africanos e das arquiteturas periféricas, mas foi em Salvador que tomou gosto pelos estilos manuelino e barroco. Reinterpretados, inspiraram sua peça mais conhecida: a cadeira Tourinho.

Parte dessa história e da casa que habita perto do centro da capital baiana foram destaque em uma matéria publicada na edição de abril da Casa Vogue. Nas páginas da revista, Daniel Jorge apresenta a coleção de objetos-memórias garimpados em viagens e fala sobre sua companheira, a recifense Lua Leça Escobar, e Dom, o bebê de 10 meses do casal. “Estamos hoje em Salvador, amanhã podemos estar no Rio ou em Minas. Dom viaja desde o primeiro mês de idade. Ele já sabe que essa é nossa vida, a gente não para", disse.
Lua alugou o antigo sobrado originalmente para morar sozinha. Em seguida, convidou o estúdio do designer, Design Art Now, para coordenar uma reforma. Ela queria uma casa onde conseguisse “pisar nas nuvens". Durante a implementação do projeto, o imóvel ganhou mais um pavimento - totalizando 267 m2 - ficando mais perto do céu e tornou-se oficialmente um lar para os dois durante o ano e meio de reforma, até Lua ficar grávida de Dom e a casa passar por mais alguns ajustes.
“Quando eu desenvolvi o projeto, pensei nas construções do sertão, na ideia de uma edificação que utilizasse todo o insumo já existente", contou o arquiteto à reportagem. De acordo com o texto, alguns elementos da casa foram moldados à mão fazendo uso de materiais naturais, como palha de milho, ou dos entulhos retirados do antigo terreno baldio da residência, de onde também foram reaproveitadas as madeiras que compõem o telhado.
Já o mobiliário foi produzido em parceria com artesãos locais, na oficina do designer localizada perto dali. Da casa tombada foram preservadas as esquadrias, portas e janelas. "Procuramos manter o máximo da estrutura original”, disse.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Fotos: Filippo Bamberghi / Casa Vogue.