Revista de arquitetura apresenta casa de designer em Salvador com móveis autorais e vista para Baía de Todos-os-Santos

Fica no Santo Antônio Além do Carmo a casa que o designer e arquiteto Daniel Jorge escolheu como morada. Mineiro, há 3 anos elegeu Salvador para viver. Andarilho, já rodou meio mundo, morou no Rio de Janeiro, onde iniciou sua formação profissional, aperfeiçoada em vivências no Benin e na Nigéria.

Nestes países estudou os padrões geométricos dos fractais africanos e das arquiteturas periféricas, mas foi em Salvador que tomou gosto pelos estilos manuelino e barroco. Reinterpretados, inspiraram sua peça mais conhecida: a cadeira Tourinho.
H8AnaHJ.md.jpg
Parte dessa história e da casa que habita perto do centro da capital baiana foram destaque em uma matéria publicada na edição de abril da Casa Vogue. Nas páginas da revista, Daniel Jorge apresenta a coleção de objetos-memórias garimpados em viagens e fala sobre sua companheira, a recifense Lua Leça Escobar, e Dom, o bebê de 10 meses do casal. “Estamos hoje em Salvador, amanhã podemos estar no Rio ou em Minas. Dom viaja desde o primeiro mês de idade. Ele já sabe que essa é nossa vida, a gente não para", disse.

Lua alugou o antigo sobrado originalmente para morar sozinha. Em seguida, convidou o estúdio do designer, Design Art Now, para coordenar uma reforma. Ela queria uma casa onde conseguisse “pisar nas nuvens". Durante a implementação do projeto, o imóvel ganhou mais um pavimento - totalizando 267 m2 - ficando mais perto do céu e tornou-se oficialmente um lar para os dois durante o ano e meio de reforma, até Lua ficar grávida de Dom e a casa passar por mais alguns ajustes.
 
H8AojqP.md.jpg
“Quando eu desenvolvi o projeto, pensei nas construções do sertão, na ideia de uma edificação que utilizasse todo o insumo já existente", contou o arquiteto à reportagem. De acordo com o texto, alguns elementos da casa foram moldados à mão fazendo uso de materiais naturais, como palha de milho, ou dos entulhos retirados do antigo terreno baldio da residência, de onde também foram reaproveitadas as madeiras que compõem o telhado.

Já o mobiliário foi produzido em parceria com artesãos locais, na oficina do designer localizada perto dali. Da casa tombada foram preservadas as esquadrias, portas e janelas. "Procuramos manter o máximo da estrutura original”, disse.
 
H8AIHJe.md.jpg
A cozinha com vista para a Baía de Todos-os-Santos é a realização de um antigo sonho de Daniel: "Cozinhar é um ritual para mim, por isso eu busquei uma simbiose do ambiente com o mar e o céu", revela. O quarto do casal Jó segundo andar, também impressiona com o projeto todo aberto, que facilita a ventilação e a iluminação: “A ideia aqui era ser um loft, sem divisões". A casa também tem um jardim em dois níveis, duas varandas, cercadas por biribas que foram doadas ao casal por um agricultor de mandioca do Recôncavo Baiano.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia
 
Fotos: Filippo Bamberghi / Casa Vogue.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias