Deputados pedem ao governador Rui Costa desapropriação da Ford

O imbróglio envolvendo o fechamento da fábrica da Ford em Camaçari anunciado na última segunda-feira (12) promete muita polêmica. Dois deputados estaduais pediram ao governador Rui Costa (PT) que desaproprie o empreendimento por meio de uma  intervenção política e administrativa. 

Os pedidos foram feitos pela deputada Olívia Santana (PCdoB) e pelo deputado Junior Muniz (PP). O fechamento da fábrica vai impactar na perda de cerca de 12 mil empregos diretos e outros 60 mil indiretos, o que tratá consequências negativas para a economia do estado, ainda mais neste momento de crise provada pela pandemia da covid-19. 

Olívia defendeu que é fundamental “disponibilizar o local para atração de novos investidores e montadoras e gerar para os trabalhadores e as trabalhadoras desamparadas”.

Muniz, por sua vez, recordou que o governo forneceu um conjunto de incentivos fiscais, financeiros e de infraestrutura para a instalação do Complexo Ford, amparado no Programa Especial de Incentivo ao Setor Automotivo da Bahia (Proauto). 

“Precisamos buscar soluções para o Complexo Industrial deixado pela Ford, a fim de retornarmos para a Bahia parte dos incentivos, entre eles a devolução dos bens imóveis concedidos, garantindo o equilíbrio da situação econômica e financeira, bem como a escassez do emprego. Nesse sentido, me coloco a inteira disposição do governador Rui Costa para defender os interesses da Bahia e dos baianos”, afirmou o deputado.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias