Deputado sugere que governo pague seguro a pescadores por um ano

O deputado federal Ronaldo Carletto (PP) sugeriu ao governo federal a prorrogação do pagamento do seguro defeso a pescadores e marisqueiros por pelo menos um ano, além da ampliação dos beneficiários nas áreas atingidas pelas manchas de óleo. O parlamentar argumenta que a "calamidade ambiental" decorrente do derramamento de óleo impactou diretamente na vida de quem depende diretamente do mar para sua sobrevivência. 

O governo federal liberou o seguro defeso para os trabalhadores, mas apenas 30% deles são amparados pelo seguro. "As primeiras manchas de óleo cru de petróleo ocorreram inicialmente nos estados de Pernambuco e Paraíba, no dia 30 de agosto do corrente ano, ampliando-se perigosamente para os estados de Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte e Bahia. A fauna e flora marinhas estão sendo extremamente atingidas pela poluição do petróleo cru depositado nos corais e fundo mar, e a extensão da contaminação tem resultado na morte de diversos animais", afirmou o deputado.

Carletto destaca que a chegada do óleo não põe em risco apenas a fauna e flora marinhas, mas também a população e, principalmente, pescadores e marisqueiras que trabalham diretamente no mar. "A maioria desses produtos químicos é cancerígena, podendo ainda produzir malformação fetal, abortos, distúrbios neurológicos graves, alergias, doenças hepáticas, renais, de pele, dos pulmões, do sangue entre outras. A penetração no corpo humano pode se dar por inalação, contato com a pele e ingestão de água ou alimento contaminado, e mesmo sendo em pequenas quantidades pode ser prejudicial à saúde", argumentou o parlamentar.

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias