Deputado quer garantir direito de remarcar passagem aérea ou solicitar reembolso por causa do coronavírus

O deputado federal Ronaldo Carletto (PP) indicou ao Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que o governo federal se movimente para garantir o direito de ressarcimento a consumidores que tenham comprado passagens aéreas para regiões sob ameaça do novo coronavírus. Carletto propõe a edição de uma medida provisória a respeito do tema. O parlamentar destaca que outros organismos de saúde pública estão adotando medidas para conter a disseminação da doença, mas que a comunidade mundial está assustada com o coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já declarou a existência de uma pandemia do coronavírus (Covid-19). 

"Uma das precauções, por óbvio, é cancelar viagens aéreas, em especial para países ou cidades nas quais o vírus tenha se manifestado com vigor, mesmo que isso implique perda de oportunidades e dinheiro. Diante da comoção pública em virtude da nova doença e da clara razoabilidade dos cancelamentos, muitas empresas aéreas, de forma voluntária, têm efetuado remarcação e passagens, sem custo, ou devolvido a importância paga, em caso de desistência. Creio ser necessário, porém, institucionalizar essas medidas", sustentou.

Para Carletto, "não faz nenhum sentido" que alguns passageiros sejam beneficiados e outros prejudicados e que haja uma garantia de reembolso ou remarcação da passagem sem custo. "Acredito que as circunstâncias pedem uma medida célere. Daí porque parece-me necessária a edição de uma medida provisória a respeito do tema, única maneira de dar,  imediatamente, uniformidade de tratamento aos usuários do serviço de transporte aéreo e de reduzir o risco de viagens que sejam inconvenientes para a segurança da saúde pública do País", sugeriu.



Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias