Deputado pede ao Ministério da Saúde informações sobre "atos abusivos" dos planos de saúde

O deputado federal Ronaldo Carletto (PP) pediu ao Ministério da Saúde informações das ações que têm sido efetivadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) diante dos "atos abusivos" perpetrados pelas operadoras de planos de saúde contra os seus respectivos beneficiários. Ele cita uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) voltada especificamente para a questão dos reajustes dos planos.

"Recentemente, o TCU concluiu auditoria voltada especificamente para a questão dos reajustes dos planos de saúde e encontrou diversas falhas da ANS na regulação do mercado, que permitem a oneração excessiva dos consumidores de planos de saúde. Contudo, ao que tudo indica, mesmo após as recomendações do TCU, abusos ainda têm sido cometidos contra os beneficiários", diz. De acordo com levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), os planos de saúde registraram o menor número de beneficiário desde março de 2012.

Mais de 133 mil vínculos com planos de saúde médico-hospitalares foram rompidos de julho do ano passado ao mesmo mês deste ano. "Parte das pessoas que deixam os planos de saúde o faz em razão da abusividade dos reajustes que têm sido, sistematicamente, aplicados aos contratos. A ANS regula apenas os aumentos dos planos individuais. Para os coletivos, o índice é determinado pelas próprias operadoras", ressalta.


Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias