Deputado baiano apresenta projeto que libera uso medicinal da maconha no tratamento de animais

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados pode liberar o uso de “Cannabis sativa” (maconha) na medicina veterinária para o tratamento de animais. Autor da proposta, o deputado federal baiano Bacelar (Podemos) diz que tem sido crescente o emprego de produtos de Cannabis na medicina veterinária, apesar da insegurança jurídica sobre a possibilidade de sua prescrição por médicos veterinários.

Para justificar seu projeto, Bacelar cita artigo publicado pelo jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, a Cannabis sativa produz compostos conhecidos como fitocannabinoides, como o CDD (cannabinol) e o THC (tetrahidrocannabinol), terpenos e flavonoides, que se encontram principalmente na flor da planta. Essas substâncias interagem com receptores localizados na membrana celular de diversos tecidos, favorecendo a homeostase do organismo.

"Em pets, os medicamentos com base nesses componentes podem tratar doenças neurológicas, epilepsia, alguns tipos de câncer, dor crônica e aguda, e inflamações. Como contraindicações, a miocardipatia dilatada e a hipersensibilidade", diz o deputado.

"A dosagem a ser prescrita pelo médico veterinário, seguindo abordagem individualizada de cada paciente, depende principalmente da espécie do animal ou da raça, idade, peso e comorbidades. Além disso, fatores como variedade da Cannabis, concentração, rastreabilidade e método de extração dos componentes também influenciam na prescrição veterinária", continua, em sua justificativa.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias