Deputada propõe dia estadual de conscientização e combate à gordofobia

A Bahia pode ter em seu calendário oficial o Dia Estadual de Conscientização e Combate Contra a Gordofobia, a ser celebrado em 10 de setembro. A ideia é que o estado realize seminários e debates para orientar, qualificar e fomentar a conscientização e combate à gordofobia.

Autora da proposta, a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) diz que "os indivíduos considerados gordos sofrem com essa denominada estigmatização no seio da sociedade, notadamente quando se trata da patologização relacionada às dimensões corporais".  

"Interessante notar, destarte, que obesidade não é sinônimo de enfermidade, assim como possuir um corpo magro não necessariamente traduz bom estado de saúde", afirma.

"Dessa forma, afigura-se evidente que se faz necessária maior conscientização da população em relação aos efeitos danosos provocados pela gordofobia, notadamente para extirpar essa forma e preconceito da nossa sociedade", complementa. A data escolhida pela parlamentar é, também, quando se celebra o Dia do Gordo. Em Salvador, a data celebra o Dia de Luta contra a Gordofobia.

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias