10 Dec 2023
Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 75 anos
O documento foi publicado três anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, com o nazismo derrotado, o mundo divido entre socialistas e capitalistas e no início da Guerra Fria, que se estenderia de 1947 a 1991.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
O documento, aprovado pelo Brasil, prevê, de forma geral, o respeito universal aos direitos e liberdades fundamentais do ser humano e a observância desses direitos e liberdades. Trata-se do documento mais traduzido no mundo, alcançando 500 idiomas e dialetos. No Brasil, a Declaração é incorporada à Legislação na Constituição Federal de 1988, garantindo a todas as pessoas os direitos à educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, entre outros.
Em mensagem divulgada neste domingo (10), o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que a Declaração Universal é um "mapa que ajuda a acabar com as guerras, a atenuar as divisões e a promover uma vida de paz e dignidade para todas as pessoas".
"Hoje, é mais importante do que nunca promover e respeitar todos os direitos humanos sociais, culturais, econômicos, civis e políticos que nos protegem a todas e todos", afirmou.
No sábado (9), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, fez um discurso em defesa das minorias e pessoas em situação de vulnerabilidade como crianças, pessoas em situação de rua e com deficiência. Almeida também abordou a importância da "empatia", do "cuidado" e do "respeito", além de apontar como um dos principais desafios da humanidade a questão climática. “São crises que se combinam, se agravam, jogam milhões de pessoas no desespero e colocam em risco a própria sobrevivência da nossa espécie”, disse no pronunciamento.
* Publicado por Matheus Simoni. Foto: Freepik.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.