De vendas na Ufba à loja física: conheça Breno, nome por trás das empadas baianas com fama nacional

Durante a conversa, à mesa na frente da pequena loja, foi de perder as contas a quantidade de pessoas que passavam na rua com as quais trocou cumprimentos. Quando uma vendedora de salgados acenou, ele compartilhou o desejo que tem de fazer uma vaquinha para presenteá-la com um carrinho de lanches. Ao falar dos funcionários, contou sobre os planos que nutre em sua cabeça para dois deles, interessados em fazer pães e molhos. 

O menino pobre de Taperoá, no interior da Bahia, que começou a fazer e vender empadas no colégio, cresceu, empreendeu e quer levar com ele os que estão à sua volta. Hoje com uma loja física em Salvador, Breno Sodré, de 26 anos, comanda a cozinha e o negócio, mesmo sem um diploma de gastronomia (pelo qual batalha desde 2016) e sem conhecimentos de administração. Aprende na prática, em meio a tentativas, erros e acertos. 

Não sonha em conquistar o mundo, mas quer ter uma loja maior e também chegar a São Paulo. Isso sem abandonar as empadas, que são sua grande paixão. Aprendeu a fazê-las com a tia e, no início, os sabores ofertados eram somente frango e leite condensado. Hoje, são 12 opções no cardápio, que vão do tradicional, como frango e camarão, ao mais inovador, como marguerita, provolone com alho poró e pepperoni com catupiry. Isso sem falar dos sabores especiais para datas como São João e Natal. 
 
HXT6LbI.md.jpg
Ao chegar a Salvador em 2016 para estudar gastronomia na Ufba, trouxe com ele a venda das empadas. Nos pavilhões de aula do campus de Ondina, estudantes ávidos pelas empadas de Breno disputavam quem chegaria a tempo de comprar, já que as unidades eram limitadas porque Breno fazia tudo sozinho. Quando passou a vender por delivery, a disputa se tornou virtual. As vendas começavam às 12h e terminavam às 12h30 com o fim do estoque. 

Além do sucesso entre os estudantes, as empadas também já chegaram a nomes como as cantoras baianas Luedji Luna e Rachel Reis. Recentemente, a deputada estadual Olívia Santana fez uma publicação de incentivo a Breno, elogiando as empadas. Isso provocou uma onda de novos seguidores para a página da loja, entre eles, Flora Gil, esposa do cantor Gilberto Gil

Mas o grande salto de Breno veio mesmo em 2019, quando, como uma brincadeira, ele inventou o ‘empadovo’, uma empada em formato de ovo de Páscoa. A foto da invenção viralizou e rapidamente Breno ganhou espaço em veículos de notícia de todo o país. De lá para cá, ele vende o produto na Páscoa, e não será diferente em 2023. No período, ele chega a produzir 60 ovos por dia. Um presente que chegou em meio à descoberta, em 2018, de um câncer de tireoide que, mesmo hoje curado, deixou sequelas que afetam o metabolismo. 
 
HXT6gfa.md.jpg
A loja física, que fica no bairro do Garcia, chegou em 2021. Funcionando primeiro somente por delivery, abriu as portas para os clientes em setembro de 2022. Um sonho sendo concretizado. Dentro, estão alguns presentes de clientes que ele faz questão de mostrar e uma grande arte pintada na parede com a frase “Todo mundo é uma empada do Breno em potencial”, fruto de um avental que ganhou certa vez de uma fã. 

Decoração, embalagens, guardanapos, copos. Tudo é personalizado, dentro da paleta de cores. E, ah, praticamente nada de plástico. Breno conta que a marca passou por uma reformulação no ano passado e que, além da redução de plástico, percebeu outras demandas da clientela a partir de uma pesquisa com o público, que levou a alterações também no tamanho das empadas. 
 
HXT6p0G.md.jpg
“É difícil vender empada. Quando você pensa em um lanche, o mais comum é pizza ou hambúrguer. Você vê estabelecimentos que vendem empada, mas quase nunca somente isso. Foi uma aposta abrir uma loja só de empadas para as pessoas virem comer e eu faço de tudo que está ao meu alcance todos os dias para que essa aposta dê certo”, diz Breno.

Atualmente, a grande dificuldade como pequeno empreendedor é o acesso a crédito. Com apenas três funcionários na loja, ainda é ele quem, além de chefiar a cozinha, compra os produtos e ingredientes e administra o negócio. Ele confessa que já teve dificuldades de conciliar tantas demandas. 

“Numa época a gente funcionava de domingo a domingo e, apesar da equipe, eu sempre tinha que estar aqui. Acabei ficando sobrecarregado, adoeci. Fiquei muito cansado; num período eu mal conseguia levantar da cama”, lembra. Hoje, Breno tenta respeitar seus limites e aprendeu a dividir tarefas e atender somente até onde alcança. 

Mas ele ainda faz questão de ter os diversos ramos da marca sob controle. É Breno também o responsável pelas redes sociais, divididas entre o profissional e o pessoal. No Instagram, o perfil é mais ‘sério’, quadrado. No Twitter, ele compartilha também coisas do seu dia a dia, alegrias e desabafos, além de interagir com os seguidores. 
 
HXT6mfs.md.jpg
“Não consigo enxergar a minha loja como algo separado de mim, então tudo que acontece aqui me impacta também, seja algo positivo ou negativo. Recebo muito carinho e muitas mensagens com elogios e incentivos, mas também comentários maldosos que vão além de uma mera crítica ao produto, às vezes eu acabo sendo o alvo dos ataques”, compartilha Breno.

Emprestando seu rosto à marca, ele é como uma subcelebridade. Além dos fãs de carteirinha que o acompanham desde a Ufba, novos clientes vão até a loja também no intuito de conhecê-lo. “Uma vez uma seguidora veio aqui, eu reconheci do Twitter e cumprimentei pelo nome; ela tomou um susto e até publicou depois que se sentiu famosa”, conta. Com isso, você pode estar imaginando um estereótipo de vendedor: um homem extrovertido, desenvolto, conquistador. 

Mas Breno foge à regra. Tímido, sua versão do Twitter não é a mesma pessoalmente, ao menos em um primeiro contato. Foram necessários mais do que alguns poucos minutos de conversa para deixá-lo confortável. Ele cativa mesmo através do que conta, da leitura das entrelinhas e do brilho no olhar ao falar de suas empadas. Revela até segredos como o de não deixar um recheio seco e como chegar ao ponto certo da empada de chocolate. Mas esse tipo de coisa ele conta até mesmo no Twitter. Dono de um coração gigante, ele não quer ser dono de todo o conhecimento. 

Os atendimentos por delivery e presencial da Empada do Breno (@empadadobreno) acontecem de segunda a sábado, de 13h às 19h. A loja física fica no Garcia, na Avenida Leovigildo Filgueiras, número 160. 

Foto: Reprodução/Redes Sociais | Carolina Cerqueira/Alô Alô Bahia. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias