Daniel Alves receberá R$ 6,5 milhões do Tesouro espanhol e quer usar valor para pedir liberdade na Justiça

redacao@aloalobahia.com

O jogador de futebol Daniel Alves vai receber 1,2 milhão de euros (aproximadamente R$ 6,5 milhões) do Ministério da Fazenda da Espanha. De acordo com a decisão, divulgada no sábado (24) pelo jornal La Vanguardia, a decisão havia sido tomada mesmo dia em que o brasileiro foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão pelo estupro de uma mulher de 23 anos em uma boate de Barcelona. Os advogados do jogador, que alega inocência, pretendem usar a quantia para pedir liberdade provisória.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A publicação aponta que a Câmara Contencioso-Administrativa do Tribunal Nacional entendeu que Daniel Alves não deveria declarar a remuneração que o Barcelona pagou ao agente Joaquín Macanás, da Fifa, por sua renovação com o clube no período de 2013 e 2014. Na avaliação dos membros da câmara, a avaliação inicial do Tribunal Central Administrativo Econômico, que considerou que o brasileiro tinha a obrigação de declarar o pagamento, não estava correta. O lateral alegou que os valores foram cobrados sem o seu conhecimento e que o agente trabalhou em função do Barcelona e não para ele.

Responsável pela defesa de Daniel Alves no caso de estupro, a advogada Inés Guardiola entende que, diante de uma sentença inferior à nove e 12 anos, especuladas anteriormente, desapareceu o alto risco de fuga. Para garantir isso, a advogada e sua equipe vão oferecer parte do dinheiro que o Tesouro deve ao jogador como uma garantia de que ele não sairá da Espanha. Eles reforçam, ainda, que o jogador não tem antecedentes criminais, possui residência fixa no país e já entregou o seu passaporte às autoridades.

O julgamento de Daniel Alves durou três dias e foi finalizado no dia 7 de fevereiro, aproximadamente 13 meses após a prisão preventiva do jogador, ocorrida em 20 de janeiro do ano passado. Durante a audiência na Justiça, a mulher que acusa o brasileiro manteve a versão inicial e reafirmou ter sido violentada. O jogador baiano chorou bastante, alegou que estava bêbado, mas negou que a relação aconteceu de maneira forçada. Daniel seguirá preso durante a apresentação do recurso, podendo requerer a liberdade condicional em maio de 2025, quando completa metade da pena, compensando o período em que ficou preso desde 2023. 

* Publicado por Matheus Simoni | Foto: La Vanguardia/Getty

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias