Criadora da primeira agência de turismo cultural e afro-religioso da Bahia será um dos destaques do Fórum ESG Salvador

redacao@aloalobahia.com

Há 16 anos, Nilzete Santos percebeu que o fluxo de turistas afro-americanos que visita Salvador começou a aumentar. E não tinham interesse apenas nos roteiros tradicionais. Queriam saber sobre a história do povo preto que habitava a cidade em sua maioria. “Fui pesquisar sobre a cultura afro, visitar os terreiros de candomblé, e criei o roteiro ‘O Caminho dos Orixás’, que sofreu críticas no início, mas eu persisti porque sabia que daria certo. Todos que participavam se realizavam”, conta a empresária, criadora da Afrotours. “Li muito, pesquisei, capacitei, fui impulsionada por grupos de negócios de afro-empreendedores”, destaca. 

Durante a pandemia de Covid-19, o perfil de público mudou. Quando Nilzete voltou a receber os grupos, se deparou com pessoas de várias origens querendo descobrir a Salvador que ela sabia mostrar.  

“As pessoas passaram a querer conhecer mais sobre sua história e o fluxo foi crescendo. Antes eram pesquisadores, afro-americanos, turistas da Rússia que leram Jorge Amado, intelectuais que conheciam o trabalho de Pierre Verger e Caribé, gente que já tinha a visão de que Salvador é uma capital negra. Hoje recebo turistas do Brasil inteiro querendo conhecer a ‘Salvador de verdade’. Os levo para conhecer os terreiros durante o dia, seus projetos sociais, bibliotecas e centros culturais, eles conversam com as pessoas mais antigas desses locais e as visitas se tornam uma imersão”, relata. 

Na próxima quarta-feira (31), Nilzete vai contar um pouco sobre a trajetória da primeira agência especializada em turismo cultural e afro-religioso da Bahia e trazer também seu olhar para o ESG durante a segunda edição do fórum dedicado ao tema, realizado pelo site Alô Alô Bahia e jornal CORREIO, no Porto Salvador. A empresária vai participar do painel "Desafio do ESG para os Afro-empreendedores" ao lado de outros convidados.  
Hrze8gf.md.jpg
Membro do Comitê do Afro-turismo na Prefeitura de Salvador e na Casa de Oxumarê, Nilzete tem fortalecido os pilares do ESG na prática de suas atividades.  “Ao cuidar das religiões de matriz africana, a gente preserva o meio ambiente, além disso, tem algo de muito especial dentro desse universo, que é a governança feminina dentro das casas de matriz africana. Então eu vou trazer essa análise das nossas práticas dentro do ESG e apontar os desafios”, afirma. 

 Para a empresária, o principal é conquistar a governança através de atitudes afirmativas de igualdade e equidade. “Para que o afro-empreendedor e as pessoas de cor possam chegar a um patamar de igualdade no mundo”, finaliza.   
 
O II Fórum ESG Salvador é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Site Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Aliança da Bahia, Ambev, Atlantic Nickel, BAMIN, Bracell, CCR Metrô Bahia, Contermas, Deloitte, Grupo Luiz Mendonça - Bravo Caminhões e AuraBrasil, Jacobina Mineração, Leroy Merlin, Moura Dubeux, Sotero Ambiental, Socializa, Suzano e Unipar; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, SEBRAE, SENAI CIMATEC e Instituto ACM; apoio do Banco Master, Larco Petróleo, Sabin, Senac e Wilson Sons e parceria do Fera Palace Hotel, Happy Tour, Hiperideal, Luzbel Tecnologia em Eventos, Multimídia, Ticket Maker, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos. 

Fotos: Divulgação. 
 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias