Criado por Mãe Stella de Oxóssi, museu do Ilê Axé Opô Afonjá passará por requalificação

redacao@aloalobahia.com

A Prefeitura de Salvador anunciou, nesta quarta-feira (22), que irá requalificar o museu Ilé Ohun Lailai, situado no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em São Gonçalo do Retiro. Fundado em 1910 por Eugênia Ana dos Santos, a Mãe Aninha, e considerado um dos mais importantes terreiros de candomblé do país, o Ilê Axé Opô Afonjá foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2000 e, atualmente, é comandado pela Iyalorixá Ana de Xangô.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

O museu Ilé Ohun Lailai foi criado pela iyalorixá Mãe Stella de Oxóssi, uma das mais importantes representantes do candomblé brasileiro que faleceu em 2018. De acordo com a Prefeitura, o projeto para intervenções no espaço, que resguarda um acervo histórico do centenário e de um dos mais tradicionais templos de candomblé do estado, está em fase de conclusão.

Salvador, que era conhecida pelas belezas naturais, pelo seu rico patrimônio arquitetônico, cultural e gastronomia, passou a ser divulgada no Brasil e no mundo também como a capital afro. Esse passou a ser o nosso principal diferencial em relação a muitas outras que têm características semelhantes como a nossa, mas só nós temos mais de 80% de população negra”, destaca o prefeito Bruno Reis.



* Por Luana Veiga. Foto: Reprodução.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias