Coruja de espécie considerada misteriosa é reintegrada à natureza em reserva na Bahia

redacao@aloalobahia.com

Olhos de amarelo intenso, canto sombrio e facilidade em se camuflar entre as árvores. Estas são as características da coruja-murucututu, espécie considerada misteriosa. Na Bahia, um exemplar da ave foi reintegrado ao meio ambiente na última sexta-feira (1º).

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A ave está no Projeto Cachoeira, reserva ambiental pertencente à Bracell no município de Entre Rios. A murucututu, cujo nome científico é Pulsatrix perspicillata, é difícil de ser avistada, apesar de ser ouvida com facilidade.

A espécie, também conhecida como coruja-de-óculos, mede entre 37 e 55 centímetros e pode ser vista da Bahia até o Rio Grande do Sul e ainda em regiões do Paraguai e Argentina.

Outros 31 animais também foram reinseridos a natureza, dentro do Projeto Cachoeira: 10 jiboias (Boa constrictor); uma cobra-cega (Amphisbena vemicularis); uma cascavel (Crotalus durissus); uma jararaca (Bothrops sp.); seis sariguês-orelhas-pretas (Didelphis aurita); dois cágados-pescoço-de-cobra (Mesoclemmys tuberculata); um cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus); duas corujinhas-do-mato (Megascops choliba); dois gaviões-carcará (Caracara plancus); dois gaviões-carrapateiros (Milvago chimachima); um gavião-pernilongo (Geranospiza caerulescens); um iguana-verde (Iguana iguana); e um socozinho (Butorides striata).

A soltura foi realizada por uma equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema), com apoio de técnicos da Bracell.

O Projeto Cachoeira foi escolhido para a soltura por ter condições naturais adequadas para acolher as espécies. A propriedade, parcialmente utilizada pela Bracell para o cultivo de eucalipto, tem uma área de reserva ambiental banhada pelo rio Sauípe e foi certificada pela Secretaria de Meio Ambiente como Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas).

* Por Kirk Moreno. Foto: Acervo Bracell

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias