27 Apr 2020
Coronavírus modifica regras para velórios em cemitérios municipais em Salvador

Aos familiares, a recomendação informada no momento do agendamento é o da redução do tempo da cerimônia de sepultamento para até dez minutos e com, no máximo, dez pessoas. Além disso, sugere-se que seja mantida a distância mínima de dois metros entre os presentes.
As cerimônias estão ocorrendo obrigatoriamente com o caixão fechado durante todo o tempo. Em casos de óbitos confirmados por coronavírus, não há velório. A urna sai do carro da funerária direto para a sepultura e os coveiros recebem orientações de como manusear o caixão durante o sepultamento.
Para o secretário da Semop e presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador, Marcus Passos, a cidade está caminhando corretamente para o enfrentamento do coronavírus. “Estamos com um cenário de luta contra o vírus e ampliando nosso sistema funerário municipal. Com relação a equipamentos de segurança, todos os nossos colaboradores da área estão protegidos contra a Covid-19”, avaliou.
A Limpurb tem realizado, uma vez por semana, a higienização completa com hipoclorito de sódio das estruturas físicas de todos os cemitérios municipais. Houve, ainda, a distribuição de 39 equipamentos de proteção individual para servidores da área administrativa e coveiros. Para diminuir as aglomerações, os funcionários trabalham em regime de escala e com um número mínimo suficiente para a realização dos funerais.