Coronavírus: cientistas brasileiros preparam teste de medicamento que reduz carga viral em 94%

Pesquisadores do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) descobriram em testes laboratoriais que um medicamento reduz em até 94% a carga viral do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, nesta quarta-feira (15).
 
Os pesquisadores analisaram mais de 2 mil medicamentos e selecionaram seis que tiveram potencial de reduzir a reprodução do vírus.
 
Esses fármacos foram submetidos a testes com células infectadas por coronavírus em testes de laboratório. Segundo os cientistas, um deles reduziu a carga viral em 94%.
 
Os pesquisadores não vão revelar o nome do medicamento até que testes clínicos em pacientes com covid-19 comprovem a eficácia.
 
Segundo os cientistas, porém, esse medicamento tem baixo custo, ampla distribuição em farmácias brasileiras e não tem efeitos colaterais graves. O remédio  inclusive indicado para uso pediátrico.
 
Os pesquisadores do centro de pesquisa localizado em Campinas, no interior de São Paulo, usaram técnicas de biologia molecular e estrutural, computação científica, quimioinformática, inteligência artificial e informações da literatura científica para avaliar as moléculas de medicamentos que já são usados para tratar outras doenças. (via UOL).
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES