CoronaVac é a vacina em teste contra covid-19 que apresenta menos efeitos colaterais, afirma Butantan

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta segunda-feira (19) que, dentre todas as vacinas que estão em desenvolvimento e que estão sendo testadas contra o novo coronavírus, a CoronaVac é a que se mostrou mais segura. Isso significa que ela não vem apresentando efeitos colaterais graves.

No Brasil, 35% desses 9 mil voluntários tiveram reações adversas leves após a aplicação da vacina, tais como dor no local da aplicação ou dor de cabeça. Não houve qualquer registro de efeito colateral grave durante a testagem.

“Todas, com exceção da vacina do Butantan, tiveram efeitos colaterais de grau 3, os efeitos mais importantes quando se avalia uma vacina. A vacina do Butantan não teve efeito colateral de grau 3”, disse Dimas Covas.

No caso dos resultados relacionados a eficácia, eles ainda não foram finalizados porque dependem da ocorrência de um número mínimo de infecções por covid-19 entre os voluntários. Para a CoronaVac, o número mínimo estipulado para uma primeira análise é de 61 infecções, o que só deverá ser atingido entre os meses de novembro ou dezembro.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias