25 Oct 2023
Conheça o tutor que leva cachorro com doença terminal para viajar o mundo

A dupla estacionou na Barra com uma barbearia móvel
Na esquina da Rua Alfredo Magalhães com a Avenida Oceânica, próximo ao Farol da Barra, um veículo estacionado na orla chama atenção de quem passeia no dia quente de primavera. Uma van modelo Fiat Ducato preta que, no lugar dos bancos, tem pia, colchões e uma cadeira típica de barbearia. Diego Araújo, de 36 anos, responsável pelos cortes de cabelo, divide o espaço de pouco mais de 10 m² com uma companhia improvável: um bulldog inglês de 25 quilos. A viagem da dupla, que passa uma temporada em Salvador, começou há mais de um ano, depois que o pet foi diagnosticado com uma doença terminal.
“Eu vejo que ele fica feliz quando me vê feliz. Se fosse eu no lugar dele e estivesse perto de morrer, o que eu gostaria que fizessem por mim? Foi a partir dessa pergunta que decidi viajar o mundo”, resume Diego Araújo. Mas para entender como o curitibano e o cachorro Jhonson, apelidado carinhosamente de Gordo, chegaram até uma vaga de Zona Azul na orla da Barra, é preciso voltar no tempo. Mais precisamente há três anos.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
Na época, Diego era dono de uma barbearia que também abrigava um estúdio de tatuagem e uma loja de materiais de surf em Navegantes, no litoral de Santa Catarina. Era casado e levava uma vida tradicional em um apartamento da cidade. A vida começou a mudar depois que o bulldog que havia adotado há um ano ficou internado. Foi quando veterinários descobriram a insuficiência renal crônica. Com o diagnóstico veio a expectativa de vida: Gordo viveria por mais um ano.
A relação entre pet e tutor começou com uma pesquisa de Diego para adotar um bulldg inglês na internet. "Eu sempre achei fofinho e quis ter um cachorro assim. Ele foi o único que encontrei, lembro até hoje que usava uma gravatinha marrom", rememora. Depois do diagnóstico, a amizade ficou mais intensa e eles não se desgrudaram mais. Diego não queria desperdiçar nenhum momento longe do seu primeiro cachorro e fiel escudeiro.

“Eu comecei a curtir com ele. Levava para todos os lugares: barbearia, festa, praia”, conta. Em meio à pandemia da covid-19, Diego acompanhava o número de pessoas que morriam por conta doença. Foi como uma virada de chave e ele decidiu colocar em prática um desejo antigo que estava adormecido. A já sonhada viagem pelo mundo agora ganharia um motivo especial: aproveitar os últimos anos de vida do cão.
Mas como rodar o mundo sem dinheiro guardado? “Eu sou barbeiro e as pessoas cortam o cabelo em todo lugar”, diz. A reflexão simples rendeu bons frutos. Diego financiou uma van e depois de uma reforma que durou alguns meses e custou R$40 mil, pegou a estrada com Gordo. No primeiro dia de 2022, eles saíram de Florianópolis em direção ao litoral braisileiro.
Desde então, já foram mais de 20 cidades visitadas e incontáveis cortes de cabelo e barba. Além de acompanhar o dono no trabalho, o pet surfa e anda de skate. Muitos momentos são registrados e postados no perfil @tudopelodog, no Instagram. Os cliques já renderam atenção de surfistas famosos, como Gabriel Medina e Ítalo Ferreira. A meta do tutor é chegar na Califórnia, onde acontece anualmente um campeonato de surfe para cachorros.
Leia a matéria copleta de Maysa Polcri no Jornal Correio.
Fotos: Ana Lucia Albuquerque/Correio.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.