Conheça o Studio Coco, projeto de modelo baiana que transforma “lixo em luxo”

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Contemporânea de ícones fashion como Gisele Bündchen, Milena Haesbaert, de 40 anos, atualmente comanda uma iniciativa socioambiental batizada de “Studio Coco”, que transforma cascas do fruto em utensílios sustentáveis para casa e decoração. O projeto recicla mais de 2 mil unidades de cascas por mês, que viram pratos, bowls e velas.
 
A iniciativa da baiana de Juazeiro, que tem feito sucesso no circuito gastronômico e decorativo, foi fundada em 2019 e vem beneficiando pequenos produtores de Pindorama, no sul do estado de Alagoas, onde as cooperativas veem no trabalho artesanal mais uma forma de geração de renda.
 
wv5NPS.md.jpg
“Antes de fazermos a reciclagem, as cascas de coco eram queimadas como fonte de energia para usinas, algo nocivo ao meio ambiente, já que a queima gera grande carga de CO² e metano. Hoje, o que era lixo, nós transformamos em luxo”, disse a modelo, que atualmente mora em São Paulo, em entrevista recente à Veja.
 
Filha de agrônomos, Milena cresceu num ambiente em que sustentabilidade era assunto corriqueiro e só não atuou mais cedo na área, por conta da moda. "Fui influenciada desde cedo a seguir um caminho mais eco-friendly. Mas, demorei a entrar nessa porque a moda me pegou aos 15 anos”, contou à Revista Ela, de O Globo.
 
wv5eK7.md.jpg
O Studio Coco nasceu, então, numa fase em que ela queria achar algo novo como profissão. "A ideia de fazer algo profissional por um 'mundo melhor' sempre me chamou a atenção. Juntar arte com geração de empregos e educação ambiental me pareceu um bom 'norte'", finaliza.
 
Fotos: Divulgação e Diego Rodrigues. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias