Conheça o caminho para chegar à Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira

Matheus Simoni é jornalista, repórter e escreve para o Alô Alô Bahia | @teusimoni

Comemorada na segunda quinta-feira do ano, a tradicional lavagem das escadarias do Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, ficando atrás apenas do Carnaval de Salvador. Nesse dia, que em 2024 cai em 10 de janeiro, milhares de fiéis se reúnem na Cidade Baixa, na capital baiana, para participar de missas e de uma das maiores caminhadas religiosas do estado, que ocorre entre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e a Colina Sagrada, no Bonfim. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O percurso oficial conta com um trajeto de 8 km, saindo da Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. A festa começa com um Culto Ecumênico, por volta das 8h. Os cortejos vão saindo um a um em direção à Igreja do Bonfim. 
J7LqVSV.md.jpg
Depois, dá-se início a uma caminhada até a igreja, com vários cortejos fazendo o trajeto, inclusive o Afoxé Filhos de Gandhy. O cortejo das baianas sai por volta das 9h30, logo depois da missa ecumênica, muitas vão antes. Ao chegarem na Colina Sagrada, elas lavam a escadaria. E lá outra missa é celebrada no final da manhã. A festa, que tem mais de dois séculos, mobiliza milhares de fiéis, simpatizantes e turistas.

Confira o trajeto oficial da festa

O caminho é um verdadeiro passeio turístico, começando pela própria Igreja da Conceição da Praia, construída no século XVII, em estilo gótico, por determinação de Tomé de Souza. Logo passam por dois cartões postais. Na direita, o Elevador Lacerda, que carrega este nome em homenagem ao engenheiro que o construiu: Augusto Frederico de Lacerda, no século XIX. No lado esquerdo, está o famoso Mercado Modelo com suas quase 300 lojas que vendem artesanato e lembranças locais. A caminhada segue por toda a Av. Miguel Calmon.
J7LqJ6v.md.jpg
Logo depois, na Av. Jequitaia, tem o Mercado do Ouro, construído no fim do século XIX, onde fica um dos melhores restaurantes para comer filés em Salvador, o Filé do Juarez, que reabriu recentemente. Ainda nesta avenida, os cortejos passam em frente ao Museu du Ritmo, ao Trapiche Barnabé, além do plano inclinado que liga a Cidade Baixa ao Santo Antônio Além do Carmo. Já no bairro da Calçada, a Feira de São Joaquim está à esquerda e à direita está a Igreja dos Órfãos de São Joaquim.

Mais à frente, no Largo da Calçada, está a antiga estação de trem que liga a Cidade Baixa ao Subúrbio Ferroviário de Salvador e, alguns metros depois, no Largo de Roma, estão as Obras Sociais de Irmã Dulce. De lá, os fiéis seguem em uma linha reta para a Colina Sagrada. A via foi batizada de "Caminho da Fé" e foi inaugurado em 2020, com obras e intervenções urbanísticas que remetem a relevância religiosa da festa. 
J7Lq4RI.md.jpg

Trânsito terá modificações

Neste ano, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai realizar mudanças no tráfego de veículos. O objetivo é garantir a mobilidade urbana de quem vai participar dos festejos. Mais de 100 barreiras de trânsito serão instaladas ao longo da Cidade Baixa e 250 agentes da autarquia municipal vão atuar na operação montada para a festa.

As vias por onde passam o cortejo serão bloqueadas a partir das 6h da quinta-feira, entre os bairros do Comércio e do Bonfim. Além do trajeto do cortejo, outros trechos da Cidade Baixa terão alterações para a circulação e o estacionamento de veículos entre a quarta-feira (10) e o domingo (14), data de encerramento das festividades ao Senhor do Bonfim.  
J7LC8yN.md.jpg

* Foto principal: Manu Dias/GOVBA // Fotos: Bruno Concha/PMS /// Jefferson Peixoto/PMS

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias