3 Aug 2023
Conheça o Burning Man, festival que reúne mais de 70 mil pessoas em deserto nos Estados Unidos
Com o tema Animalia – algo como uma celebração do mundo animal e sua interação com o ser humano –, esta edição do Burning Man terá novamente como objetivo promover uma “experiência social em uma cidade temporária”, segundo seus realizadores. Fomentar a arte e a autoexpressão e promover a autoconfiança fazem parte da meta.
Gente famosa, como Karlie Kloss, Kaia Gerber, Cindy Crawford e Paris Hilton, costumam aparecer por lá, mas esqueça o padrão de festival que você conhece, com bares, lounges, palcos gigantes e lanchonetes. Em Black Rock City, todos são responsáveis por levar sua própria água, comida e abrigo – de tendas a veículos. E tem mais: lá nada se vende, tudo se troca.
O evento foi criado por Larry Harvey em uma praia de São Francisco, em 1986, e depois transferido para o deserto onde acontece, em Nevada. A ideia surgiu quando ele e seu amigo Jerry James decidiram celebrar o solstício de verão queimando uma escultura de um homem de madeira com oito metros de altura, diante de dezenas de curiosos.
A Black Rock City não tem governantes, é autorregulada e as apresentações que acontecem durante o festival, sejam de música ou teatro, são organizadas pelos próprios participantes. Ao final do evento, como de praxe, o homem de madeira é queimado, simbolizando o renascimento.
Por Gabriela Cruz. Fotos: reprodução Redes Sociais do Burning Man Project
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.