Conheça o arquiteto baiano que teve o ambiente eleito um dos melhores da CasaCor SP 2022

redacao@aloalobahia.com

Baiano de Feira de Santana, Nildo José se tornou um cidadão do mundo, com projetos assinados pelo Brasil e outros países, como a França, por exemplo. Muito dessa fusão da vivência do regional com olhar cosmopolita do arquiteto está presente no Loft Sertão Portinari, ambiente criado por ele para a CASACOR SP, que encerrou sua 35ª edição neste domingo (11), no mezanino do histórico edifício do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo.

O espaço cheio de identidade e, ao mesmo tempo, atualizado com as principais tendências internacionais de decoração, chamou a atenção do júri criado pela VEJA SP.  Nove especialistas de diversas áreas foram reunidos para escolher os ambientes que se destacaram nesta que é a principal mostra de arquitetura de interiores da América Latina. O de Nildo José foi eleito o melhor na categoria Casa ou Loft.
PAkZJa.md.jpg
“O prêmio Veja SP é, sem dúvida, um selo de qualidade de um trabalho feito com muita emoção, visceral. Falar do Sertão é falar um pouco de mim mesmo, da minha origem e da minha história”, disse o arquiteto ao portal Alô Alô Bahia. Para compor o ambiente foram usados apenas móveis e objetos de produção nacional. Já a cartela de cores foi inspirada em “O Cangaceiro”, quadro de Cândido Portinari.

Iniciativa inédita, o Prêmio VEJA SP de Melhor Ambiente CASACOR teve nove categorias nas quais concorreram 59 ambientes criados por 68 arquitetos, decoradores e paisagistas. Além de Nildo José, destacaram-se: a Casa ETÉ Duratex, da Todos Arquitetura (que tem Mauríico Arruda como um dos sócios) como Melhor Cozinha Integrada ou Espaço Gourmet; o Senses Hall Deca, de Roberto Migotto, eleito como Melhor Ilha de Bem-Estar e Paisagismo; Casa LG, de Otto Felix, como Melhor Suíte; Artsy Lounge, de Sig Bergamin, e Um Jeito Novo do Mesmo Jeito, de Marina Linhares, na categoria Melhor Uso de Obra de Arte; Um Jeito Novo do Mesmo Jeito, de Marina Linhares, como Melhor Living ou Lounge; Estúdio Bereshi, de Barbara Dundes, como Melhor Estúdio; Cerâmica Brennand, da Metro Arquitetura; eleito Melhor Espaço Comercial ou Funcional; e Baluwé Exú O’Nan, de Guto Andrade, escolhido como Melhor Banheiro Público.
PAvosS.md.jpg
O júri foi formado pelo pesquisador em design e arte e coordenador no Instituto Europeo di Design Alexandre Salles; a designer Baba Vacaro; o curador chefe do MAM Cauê Alves; o arquiteto e designer Guto Requena, apresentador do reality Queer Eye Brasil; a curadora de moda e estilo Helena Montanarini; a chef Paola Carosella (ela mora em casa projetada por David Libeskind, arquiteto do Conjunto Nacional); pelo  fotógrafo de moda e publicidade Pedro Dimitrow; pela jornalista de arquitetura e design Regina Galvão e pelo arquiteto Roberto Fialho, proprietário do escritório Nave e docente na Faap.

Leia mais notícias na aba Notas
PAvihl.md.jpg
 
Veja fotos:
PAUJqB.md.jpg
 
PA8VGS.md.jpg
PA8UMB.md.jpg
PA8zjR.md.jpg
Fotos: Denilson Machado. Siga o insta @sitealoalobahia
 

NOTAS RECENTES