Conheça Dona Cadu, a sambadeira e ceramista de 101 anos que recebeu título Honoris Causa da Ufba

A ceramista, sambadeira e também rezadeira Ricardina Pereira da Silva, mais conhecida como Dona Cadu, não chegou a frequentar a escola, mas recebeu, nessa sexta-feira (3), o título de Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A cerimônia virtual aconteceu através do canal TV Ufba no YouTube. O título de honra é concedido à personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho.

"Estou muito feliz, muito satisfeita com esse documento!", disse ela, durante o evento. Também fez questão de cantar um samba, ditando o ritmo na palma da mão. Entre os participantes, o reitor João Carlos Salles e o professor Carlos Alberto Etchevarne, autor da proposta do título. 

Carlos foi visitar a oficina de Dona Cadu em 1993, quando fazia pesquisas para seu livro sobre cerâmica. O encanto foi imediato, e os dois se tornaram grandes amigos. “Fiquei muito impressionado com o tipo de manejo que ela tinha sobre o barro, que, em poucos minutos, se transformava em uma panela. Sentada no chão, ela dava forma ao objeto sem nenhum instrumento, somente com as mãos, demonstrando uma habilidade incrível”, conta. 

Além do título concedido pela Ufba, Dona Cadu também acumula o Honoris Causa da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), além de homenagens como um selo com seu nome, feito pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias CCPI/Secult/Bahia, e o Memorial Dona Cadu, localizado em Coqueiros,  povoado de Maragogipe. Dona Cadu participou de vários filmes, documentários, recebeu diversas menções honrosas de escolas, eventos e grupos culturais. É tema de livro, teses, inspiração para ceramistas e artesãos.

Ela descobriu o universo da cerâmica aos 10 anos, observando uma vizinha esculpir; até que um dia resolveu experimentar. A moça passou a lhe ensinar, mas Dona Cadu conta que, em poucos dias, já fazia panelas melhores que a vizinha. Foi do barro que ela tirou o dinheiro para ajudar em casa e, depois, criar seus 10 filhos, dois da barriga (Balbino e Lúcia) e oito adotados. Também contou com a ajuda do marido, que era pescador e já faleceu. Hoje, tem também três netas e dois bisnetos. 

Fonte: Jornal Correio

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias