Conheça a história de três fotógrafos que têm Salvador como inspiração

Mesmo com tantos contrastes – ou mesmo por causa deles – Salvador é uma cidade que desperta o fascínio das pessoas, sejam ela nascidas em seu território ou vindas de outros lugares. Muitas, inclusive, se lançam na gostosa aventura de tirar dela seus melhores ângulos e algumas encontram uma profissão no que antes era um hobby.

A seguir, conheça as histórias de Carlos Santiago, Fernando Gonçalves e Leonardo Yasuda, três fotógrafos especializados em imagens aéreas que se apaixonaram por Salvador e têm a grata missão de trazer para o público seus olhares únicos sobre a cidade.

Carlos Santiago - My PhantomToy
Carlos-Santiago-1
Soteropolitano, Carlos Santiago começou a fotografar em 2017 quando, influenciado por amigos, resolveu comprar um drone. “Eu não tinha nenhuma noção de técnicas e nunca tive a pretensão de ser o melhor ou ter a melhor foto, por isso mesmo até hoje nunca fiz um curso profissional”, conta.

“Toda captura é feita no feeling, no olhar”, acrescenta o fotógrafo, que tem se destacado pelos belos registros aéreos, tanto que já fez trabalhos para a Prefeitura de Salvador, Governo do Estado, Porto de Salvador, Consórcio Litoral Norte e Clínicas AMO. “Também já participei de exposições em shoppings de Salvador e Curitiba e tenho diversos materiais entregues a pessoas físicas, tanto baianos quanto turistas”.

Carlos Santiago sempre viu a fotografia como algo que lhe desse prazer e trouxesse uma identificação pelas pessoas que acompanham seu trabalho no perfil @myphantomtoy. “A partir dessa visão, decidi mostrar um universo, principalmente em Salvador, que não fosse apenas os nossos atrativos turísticos. Queria mais, queria a periferia, o subúrbio, os bairros populares, as ruas e avenidas, as grandes obras públicas, os descasos ambientais, os descasos com o nosso patrimônio histórico. Queria provocar as pessoas a conhecerem o diferente, mas nem por isso menos importante e menos belo”, define.
Carlos-Santiago-2

Fernando Antônio P. Gonçalves
fernando-2-1
Um carioca com coração baiano. É assim que Fernando Antônio P. Gonçalves se define. Há 22 anos morando em Salvador, é um apaixonado pela cidade.  “Sou advogado atuante. A fotografia começou como uma brincadeira, registros inicialmente com celular para fundo de tela. Em 2017, durante uma viagem à Miami, comprei meu primeiro drone e foi amor à primeira vista”, conta sobre sua trajetória.

A fotografia aérea com drone se tornou um novo hobby, mas logo depois os amigos passaram a se tornar também clientes por visualizarem Salvador pelos ângulos diferenciados apresentados por ele. “Foi nesse período que conheci Gil Ramos (Atelie2Art), meu impressor até hoje, e quem me proporcionou os primeiros contatos com os materiais da fotografia FineArt. Quis mergulhar de cabeça nesse mundo tão encantador da fotografia”. De lá não imergiu mais.

O olhar diferente para a primeira capital do Brasil publicado em seu perfil no Instagram (@fernandoantoniofotos) fez com que Fernando conquistasse clientes baianos espalhados pelo mundo (EUA, Itália, Alemanha, Suécia, Austrália, entre outros países) e que, através do seu trabalho, conseguem amenizar um pouco da saudade com um pedaço de Salvador dentro das suas casas.

“Eu costumo dizer que fotografo basicamente o que eu amo ou o que me interessa, pois só assim será uma foto diferenciada do que todo mundo faz. É dessa forma que Salvador acaba sendo a minha atração principal. Amo fotografar seus pontos turísticos, suas praias, seus lugares pouco conhecidos, seu sincretismo e sua gente”, diz.
fernando-1

 
Leonardo Yasuda, Drone LY
fotodeleonardoyasuda-alo-alo
Nos últimos anos, Salvador se tornou a segunda casa do fotógrafo paulista Leonardo Yasuda. Fotógrafo há 7 anos, passou a atuar em solo baiano depois que conheceu a namorada, que mora na capital do estado. “Isso me fez descobrir a cidade e seus encantos”, afirma o profissional, que tem como base Campinas (SP), mas atende clientes em todo o Brasil.

“Comecei a fotografar por hobby quando comprei o meu primeiro drone, em 2014, porém a fotografia começou a ser mais intensa a partir de 2016 quando comecei a estudar mais sobre a profissão, que passou a ser uma nova fonte de renda”, revela. “Hoje, meus principais clientes são produtoras e fotógrafos, que me contratam quando há necessidade de imagens aéreas”.
 
Mesmo com tantas demandas pelo país, parece que para Yasuda, Salvador tem algo de especial. Indagado sobre o que a cidade é para ele, respondeu: “Liberdade”. Conheça o seu trabalho: @ drone_ly.
leonardo
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

Leia mais notícias na aba notas, no site Alô Alô Bahia

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias