Conheça a baiana de 10 anos que já produz chocolate de destaque

redacao@aloalobahia.com

Do alto dos seus 10 anos de idade, a estudante Julia Torres Arléo já produz seu próprio chocolate. A baianinha de Ilhéus, que pertence à quarta geração de uma família de produtores de cacau do Sul da Bahia, sonhava produzir seu próprio chocolate, da amêndoa à barra, o conhecido bean-to-bar, e no aniversário de 8 anos, pediu aos pais uma melanger, moedor de pedra para triturar as amêndoas de cacau e transformar em chocolate.

Segundo reportagem do Globo Rural, os papais Juliana Alves Torres e Lucas Arléo prontamente atenderam ao pedido, e a menina já começou produzindo ovos de Páscoa. Junto com a mãe, vendeu toda a produção de estreia. Foi o início da marca Ju Arléo, que se define como o primeiro chocolate “tree-to-girl (da árvore para a menina) do Brasil”. 

A família de Julia Arléo, da Fazenda Santa Rita, produz, além dos dela, outros seis tipos de chocolate. Os menos intensos têm a proporção de 36% de cacau. Todos são certificados pela IG Sul da Bahia, na categoria de Indicação de Procedência. Uma produção premiada em concursos no Brasil e no Exterior.

E todo o talento da garota foi posto à prova durante o Chocolat Festival, realizado em Ilhéus, no final do mês passado. O evento reuniu diversas marcas de origem, bean-to-bar, premium e gourmet. Segundo a organização, entre os dias 21 e 24 de julho, foram 120 expositores. 

Os cerca de 40 mil visitantes geraram R$ 5 milhões em negócios. Os números superam a última edição, em 2019, antes da pandemia, que recebeu 25 mil visitantes e faturou R$ 4,5 milhões.

Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias