Confira as 10 capitais mais seguras para se comprar um imóvel e morar no Brasil

redacao@aloalobahia.com

Um estudo realizado pelo guia imobiliário MySide elencou as 10 capitais mais seguras para se comprar um imóvel e morar no Brasil. Com base em dados coletados do IBGE e Ministério da Saúde, a pesquisa utilizou a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes como indicador principal para classificar as cidades.

Apenas municípios com mais de 100 mil habitantes foram analisados. No Nordeste, apenas João Pessoa entrou na lista. Confira o ranking sobre as capitais mais seguras do Brasil:

1) Florianópolis
O 1º lugar desta lista fica com Florianópolis, capital de Santa Catarina. Com cerca de 537 mil habitantes, a cidade é conhecida por sua alta qualidade de vida e detém a maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais brasileiras.
      
2) São Paulo
HpZ3wXe.md.jpg
São Paulo. Crédito: Bruno Thethe / UnSplash

​A capital paulista ocupa o 2° lugar do ranking. Fundado em 1554, após a construção de um colégio jesuíta realizada por doze padres, São Paulo é a maior metrópole do Brasil e da América Latina, possuindo quase 12 milhões de habitantes.

3) Brasília
HpZ3NLu.md.jpg
Brasília. Crédito: Thandy Yung / UnSplash

A capital do Brasil se consagra como a 3ª mais segura do país. Brasília é a maior cidade do mundo construída no século 20 – e o seu “Plano Piloto” foi elaborado pelo urbanista e arquiteto Lúcio Costa. Ainda, a cidade abriga importantes obras de um dos maiores arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer foi responsável pelos projetos de edifícios como Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal, Catedral Metropolitana, Teatro Nacional, Palácio da Alvorada e Memorial JK. Atualmente, a capital conta com cerca de 2,8 milhões de habitantes.

4) Cuiabá
Cuiabá, capital do Mato Grosso, ocupa o 4° lugar desta lista. A cidade foi fundada em 1719 e é reconhecida por sua importância no setor agropecuário, sendo um importante exportador de produtos derivados de soja, além de algodão e carne bovina. Com uma população de aproximadamente 600 mil habitantes, a arquitetura da cidade possui forte influência portuguesa.

5) Campo Grande
Ocupando o 5º lugar desta lista tem Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A cidade tem sua economia centrada na atividade agropecuária, com foco na produção de soja e criação de gado leiteiro. Com 900 mil habitantes, a cidade ainda é conhecida por seu grande número de ruas arborizadas e pela grande presença de parques públicos.

6) Goiânia
Localizada no Planalto Central, Goiânia é considerada a 6ª capital mais segura do Brasil. A cidade possui cerca de 1,4 milhão de habitantes e foi planejada, sendo construída do zero entre os anos de 1933 e 1942 – seu projeto urbanístico foi assinado por Atílio Correia Lima.
 
7) Belém
Belém entra no ranking em 7º lugar. Devido a sua importância estratégica, a capital do estado do Pará foi fundada por colonizadores portugueses em 1616, que construíram instalações militares no território. Com 1,5 milhão de habitantes, a cidade é famosa por sua culinária tipicamente amazônica, como o pato no tucupi e o tacacá.

8) Belo Horizonte
HpZ3WeS.md.jpg
Belo Horizonte, MG. Crédito:  Luiz Felipe S. C. / UnSplash

Projetada pelo engenheiro Aarão Reis e fundada em 1897, Belo Horizonte é a 8ª capital mais segura do Brasil. Com cerca de 2,5 milhões de habitantes, BH também é conhecida como “Cidade Jardim”, devido ao seu grande número de parques e ruas arborizadas.

9) João Pessoa
HpZ3V72.md.jpg
João Pessoa, PB. Crédito: Thiago Japyassu / UnSplash

Considerada a terceira capital mais antiga do Brasil, João Pessoa ocupa o 9º lugar do ranking. A capital do estado da Paraíba possui 800 mil habitantes e tem o comércio e o turismo como seus setores mais fortes.

10) Rio Branco
Rio Branco ocupa o último lugar desta lista. Localizada na porção mais ao norte do país, a capital do estado do Acre tem seu processo de desenvolvimento muito baseado na extração do látex, por meio da exploração de seringueiras. Com cerca de 400 mil habitantes, a cidade tem sua população local formada principalmente por meio da imigração de nordestinos, que vieram para a região durante o ciclo da borracha. 

*Publicado por Kirk Moreno, com informações da Casa Vogue. Foto: Cassiano Psomas/Unsplash.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias