23 Aug 2023
Confira as 10 capitais mais seguras para se comprar um imóvel e morar no Brasil

Apenas municípios com mais de 100 mil habitantes foram analisados. No Nordeste, apenas João Pessoa entrou na lista. Confira o ranking sobre as capitais mais seguras do Brasil:
1) Florianópolis
O 1º lugar desta lista fica com Florianópolis, capital de Santa Catarina. Com cerca de 537 mil habitantes, a cidade é conhecida por sua alta qualidade de vida e detém a maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais brasileiras.
2) São Paulo

São Paulo. Crédito: Bruno Thethe / UnSplash
A capital paulista ocupa o 2° lugar do ranking. Fundado em 1554, após a construção de um colégio jesuíta realizada por doze padres, São Paulo é a maior metrópole do Brasil e da América Latina, possuindo quase 12 milhões de habitantes.
3) Brasília

Brasília. Crédito: Thandy Yung / UnSplash
A capital do Brasil se consagra como a 3ª mais segura do país. Brasília é a maior cidade do mundo construída no século 20 – e o seu “Plano Piloto” foi elaborado pelo urbanista e arquiteto Lúcio Costa. Ainda, a cidade abriga importantes obras de um dos maiores arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer foi responsável pelos projetos de edifícios como Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal, Catedral Metropolitana, Teatro Nacional, Palácio da Alvorada e Memorial JK. Atualmente, a capital conta com cerca de 2,8 milhões de habitantes.
4) Cuiabá
Cuiabá, capital do Mato Grosso, ocupa o 4° lugar desta lista. A cidade foi fundada em 1719 e é reconhecida por sua importância no setor agropecuário, sendo um importante exportador de produtos derivados de soja, além de algodão e carne bovina. Com uma população de aproximadamente 600 mil habitantes, a arquitetura da cidade possui forte influência portuguesa.
5) Campo Grande
Ocupando o 5º lugar desta lista tem Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A cidade tem sua economia centrada na atividade agropecuária, com foco na produção de soja e criação de gado leiteiro. Com 900 mil habitantes, a cidade ainda é conhecida por seu grande número de ruas arborizadas e pela grande presença de parques públicos.
6) Goiânia
Localizada no Planalto Central, Goiânia é considerada a 6ª capital mais segura do Brasil. A cidade possui cerca de 1,4 milhão de habitantes e foi planejada, sendo construída do zero entre os anos de 1933 e 1942 – seu projeto urbanístico foi assinado por Atílio Correia Lima.
7) Belém
Belém entra no ranking em 7º lugar. Devido a sua importância estratégica, a capital do estado do Pará foi fundada por colonizadores portugueses em 1616, que construíram instalações militares no território. Com 1,5 milhão de habitantes, a cidade é famosa por sua culinária tipicamente amazônica, como o pato no tucupi e o tacacá.
8) Belo Horizonte

Belo Horizonte, MG. Crédito: Luiz Felipe S. C. / UnSplash
Projetada pelo engenheiro Aarão Reis e fundada em 1897, Belo Horizonte é a 8ª capital mais segura do Brasil. Com cerca de 2,5 milhões de habitantes, BH também é conhecida como “Cidade Jardim”, devido ao seu grande número de parques e ruas arborizadas.
9) João Pessoa

João Pessoa, PB. Crédito: Thiago Japyassu / UnSplash
Considerada a terceira capital mais antiga do Brasil, João Pessoa ocupa o 9º lugar do ranking. A capital do estado da Paraíba possui 800 mil habitantes e tem o comércio e o turismo como seus setores mais fortes.
10) Rio Branco
Rio Branco ocupa o último lugar desta lista. Localizada na porção mais ao norte do país, a capital do estado do Acre tem seu processo de desenvolvimento muito baseado na extração do látex, por meio da exploração de seringueiras. Com cerca de 400 mil habitantes, a cidade tem sua população local formada principalmente por meio da imigração de nordestinos, que vieram para a região durante o ciclo da borracha.
*Publicado por Kirk Moreno, com informações da Casa Vogue. Foto: Cassiano Psomas/Unsplash.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.