Confira 5 dicas de espaços para celebrar o Dia do Café, neste sábado (1º), em Salvador

redacao@aloalobahia.com

Segundo consumidor global de café, o Brasil consumiu mais de 21 milhões de sacas de 60kg em 2021, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). No cenário nacional, a Bahia se destaca, com uma área total de produção de cerca de 130 mil hectares, com uma estimativa de 10 mil cafeicultores.
 
Uma das regiões que mais cresce é a da Chapada Diamantina, onde ganham espaço produtores como o Latitude 13 Cafés Especiais. Com grãos exportados para a Europa, Estados Unidos e Ásia, a marca começou a ganhar o coração também do público local, que tem buscado experiências cada vez mais exclusivas com a bebida e não carece de boas opções para brindar o Dia Internacional do Café, celebrado neste sábado (1º).
L1zlv1.md.jpg
A marca baiana chegou a concorrer ao posto de Melhor Cafeteria no prêmio Prazeres da Mesa deste ano. Seu espaço conceito na Barra, além do consumo propriamente dito, permite ao cliente visitar exposições temáticas, participar de cursos e degustações e comprar produtos e utensílios para levar pra casa ou presentear.
 
Neste contexto, o de elevar a experiência do consumo de café na capital baiana a outro patamar, a Coffeetown foi uma das precursoras, indo além dos quiosques de shopping. A marca investiu desde sempre no diferencial, apostando, por exemplo, na La Marzocco, máquina italiana tida como a "Ferrari" das máquinas de café, aliada a experiências como o brunch, hoje bastante difundido na cidade.
L1zXGR.md.jpg
No Corredor da Vitória e na Pituba, a Coffeetown sempre buscou o aperfeiçoamento do paladar do seu público, oferecendo cursos e degustações com referências como o mestre de torras Leonardo Kuwahata, que produz o blend exclusivo da casa. Coffee hunter experiente, Leo comanda a Kento Café, em Bragança Paulista (SP), e seleciona safras sem defeitos de pequenas produções em algumas regiões do País, inclusive da Chapada Diamantina.
 
Assim como no espaço do Latitude 13, na Coffeetown, a experiência vai além métodos tradicionais, como espresso e drip coffee. No segundo, é possível degustar a bebida na French Press (Prensa Francesa) e no Aeropress, com a extração do café por pressão. No primeiro, o cliente também pode provar do café do simples coador de pano ao "globinho", equipamento de vidro que permite a apreciação do sobe e desce da água e do pó, até a sua mistura e separação.
L1IFAF.md.jpg
Muito além da bebida para acordar, do pós-almoço e da correria do trabalho, o café, cada vez mais, ganha a força do artesanal e do gourmet e, por isso, os estabelecimentos investem na produção dos blends e marcas próprios. Um caso é o da Casa Castanho, com unidades no Rio Vermelho e no Carmo. O café da casa é produzido em Minas Gerais, numa fazenda familiar.
 
"Tanto a colheita quanto a torra têm o selo que garante um café especial. A mestre de torra, Karla Lima, desenvolveu um blend especialmente pra nosso cardápio, 100% arábica", nos contou Catarina Ribeiro, uma das sócias do espaço, que oferece ele também já moído, em embalagens de 250 gramas, para consumo em casa, onde as pessoas também têm investido na experiência de qualidade.
L1zETg.md.jpg
Neste terreno fértil, surgiu recentemente o Garimpo da Barista, espaço de experiências exclusivamente com o café. Enquanto nos demais, o consumo da bebida pode ser atrelado a cardápios gastronômicos, como o café da manhã, na nova casa, no bairro da Pituba, o foco é na curadoria dos cafés, nos acessórios e nos cursos e degustações.
 
O interesse no café é tão crescente que a Starbucks anunciou recentemente sua primeira unidade na Bahia. No primeiro trimestre de 2023, a rede internacional, abre sua primeira loja no Shopping da Bahia, marcando sua chegada no Nordeste, e reforçando o leque de opções para uma clientela cada vez mais ampla, que busca novas experiências conectadas.
 
É o caso do Amarelo Papel Café, na Barra, que mistura cafeteria e papelaria no mesmo espaço, no conceito que as sócias chamam de "cafelaria". Entre bebidas quentes à base de café, o cliente encontra itens de papelaria fina, materiais escolares e de escritório, utensílios para desenho, artigos para presentes e até serviços gráficos, como xerox e impressão.
L1zMZJ.md.jpg
A boa notícia para os amantes de café é que essas não são nem de longe as únicas opções para degustar um bom café na cidade. Portanto, seja no Dia Internacional do Café ou não, o roteiro é extenso e saboroso.
 
Agenda
 
Em tempo, nos dias 6 e 19 de outubro (Pituba e Corredor da Vitória, respectivamente), a Coffeetown promove um Circuito de Degustações, em evento aberto com apoio do Café Colheita das Alegrias, às 18h30 (dia 6) e às 15h e 19h (dia 19).
 
Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, o Latitude 13 promove Curso de Barista, com aulas teóricas e práticas sobre História do Café, a função do barista e sobre as máquinas. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Mais informações: @latitude13cafesespeciais.

Leia mais notícias na aba Notas
 
Fotos: Reprodução/Redes Sociais. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias