18 Sep 2023
Conceição Evaristo é eleita intelectual do ano pelo Prêmio Juca Pato

Segundo a sinopse, o livro é um “mosaico afetuoso de experiências negras, um canto amoroso e dolorido. Na figura do personagem Fio Jasmim, Conceição discute com maestria as contradições e complexidades em torno da masculinidade de homens negros e os efeitos nas relações com as mulheres negras.”
Segundo a entidade, o prêmio é dado “à personalidade que, havendo publicado livro no Brasil no ano anterior, tenha se destacado, pelo conjunto da sua obra, em qualquer área do conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do País, na defesa dos valores democráticos e republicanos.”
Quem é Conceição Evaristo
Escritora mineira, nasceu em 29 de novembro de 1946, em Belo Horizonte. Ela morou em uma favela na zona sul da cidade na juventude, e trabalhou como empregada doméstica ao mesmo tempo que estudava.
Posteriormente, concluiu graduação de Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Conceição teve suas primeiras obras publicadas nos anos 1990, abordando o preconceito racial, de gênero e de classe em seus textos. Entre suas principais livros estão Ponciá Vicêncio, Becos da Memória, Olhos d’Água e Canção para Ninar Menino Grande.
Publicado por Carolina Cerqueira. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.