Como reduzir riscos de contaminação durante Natal e Réveillon

As tradicionais comemorações de Natal e Réveillon serão diferentes em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. De acordo com orientação da médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Adielma Nizarala, nesse período o ideal é que a população não faça festas para conter a disseminação da doença, evitando convidar amigos e familiares que não residem na mesma casa.
 
Para famílias que já possuem convívio diário, a confraternização pode ser realizada em conformidade com velhas regrinhas de higienização. “Os cuidados dentro de casa são os mesmos. Sempre ao voltar da rua, as pessoas devem lavar as mãos com água e sabão ou fazer uso de álcool em gel. A orientação é que se mantenha a normativa de não aglomerar”, ressalta a especialista.
 
Quem não quiser abrir mão dos comes e bebes com convidados de fora do núcleo de convivência, o aconselhado é manter o distanciamento mínimo de 1,5m e uso de máscara, exceto na hora da alimentação. Além disso, é preferível que as celebrações ocorram em área arejada, como quintal ou varanda.
 
“Outra dica é evitar som alto porque as pessoas que estiverem no mesmo ambiente tendem a falar conforme o volume, consequentemente soltando mais gotículas de saliva no ar. Se alguém estiver infectado, as chances de transmissão do vírus são maiores”, acrescenta Adielma.
 
Foto: Pexels. Siga o insta @sitealoalobahia.  

NOTAS RECENTES